É no quintal de casa que Virgílio Marques se dedica ao hobby preferido quando precisa fugir do estresse diário
É no quintal de casa que Virgílio Marques se dedica ao hobby preferido quando precisa fugir do estresse diário | Foto: Gina Mardones



Paciência é uma virtude que não falta ao jovem Virgílio Rodrigues Marques, bonsaísta desde 2009. Ele sabe que seu maior aliado é o tempo para que as árvores em miniatura tomem formas e fiquem cada dia mais bonitas. E pode demorar anos para que isso aconteça. "Tem gente que desiste por causa disso. Não sabe esperar a natureza", comenta. "Um bonsai pode ficar a vida inteira comigo e passar de geração."

Formado em agronomia, Virgílio atualmente dá aulas de matemática e para se distanciar do estresse da sala de aula, dedica-se, pelo menos meia hora por dia, a sua coleção de bonsais, organizada no quintal de casa.



Além do sol, as plantas precisam de água diariamente, adubação, podas regulares e aramação para dar forma aos galhos. "Um bonsai leva de cinco a dez anos para ficar pronto", conta ele. "É como uma obra de arte", compara, "quanto mais perfeita, mais valiosa".
Os pinheiros, segundo Virgílio, são os mais raros de se encontrar. E ele tem um pinheiro negro em sua coleção, com mais de trinta anos, que foi dado "de coração" por uma senhora e que Virgílio não vende de forma alguma. Um ou outro bonsai ele comercializa, mas não é essa sua intenção. "A ideia é me acalmar."

Imagem ilustrativa da imagem Adubando obras de arte