Os homens também têm dúvidas na hora de escolher os acessórios para seu guarda-roupa. Mesmo sem tanta diversidade como as mulheres, eles precisam se atentar para a imagem que passam. "Os acessórios masculinos podem colaborar para a imagem do homem ou destruí-la. Não é preciso ter itens caros, mas eles precisam estar em bom estado", diz a consultora de imagem e estilo Renata Ajonas.
Entre os principais acessórios masculinos estão os relógios. Ela recomenda ter pelo menos dois modelos, um com pulseira de couro e outro com pulseira em metal, mas ambos mais clássicos. A partir de então é possível inovar e aumentar a coleção.
Pensando nos calçados, ter um par de tênis, de sapatênis, sapatos sociais e também uma sandália são suficientes para compor todos os visuais. "As sandálias caem muito bem nesse verão e podem ser usadas com bermudas ou calças jeans ou de linho", ensina.
No caso dos cintos, a recomendação é ter o acessório segundo a cor das roupas, de maneira que eles não fiquem em destaque e dividam a silhueta em duas. A exceção fica com os ternos, onde a dupla preto e cinza continua imbatível.
"A carteira é um acessório bem pessoal e a cor não segue regras. Porém, é importante que não seja muito grande, de forma a fazer um volume muito destacado nos bolsos. Alguns modelos permitem que a parte onde ficam os cartões seja separada e levada de maneira discreta, tanto na calça quanto nos paletós", diz Renata.
Pulseiras em couro e aneis devem seguir o gosto pessoal e também levar em consideração o ambiente de trabalho. E por falar nele, há uma grande variedade de pastas que acomodam o computador e os papeis, que devem ser escolhidas levando em conta as necessidades, mas prezando por cores neutras. "Ainda no quesito profissional é importante ter uma boa caneta, não usando aquelas que tenham propaganda." (E.G)