Com uma vitrine sem fim ao alcance do mouse, fazer compras pela internet pode ser algo muito tentador. Com isso, o risco de acabarmos com diversos produtos pouco úteis em casa é grande. Acostumada a orientar suas clientes nas compras, a personal shopper Jihana Rosa compartilha algumas dicas para não transformar a praticidade em um monte de produtos encostados em casa.

"A internet é uma boa ferramenta, só é preciso saber usá-la. Há muitas boas ofertas, se você souber usar a seu favor. Há diversos buscadores de ofertas, tem as resenhas dos produtos, isso é bom. A maior dica é priorizar o que se precisa. Se a intenção é comprar presentes de Natal, por exemplo, faça uma lista de quem será presenteado, quanto se pretende gastar e divida seus recursos entre os presentes. O problema é que às vezes gostamos de um produto e compramos. Depois vemos outros que gostamos mais ainda e compramos também. Aí ficamos com coisas que não usamos e gastamos além da conta", diz.

Rosa recomenda que se preste atenção na idoneidade do site. Procurar lojas com boa recomendação, com boas avaliações sobre a qualidade dos produtos e que respeite o prazo de entrega evita dores de cabeça. "Tem que verificar se o fornecedor é confiável e bom. Tem coisas, quando pensamos em roupas, que se lava uma vez e já acaba. Veja os comentários, observe se tem alguma descrição sobre a matéria-prima. Como não é possível provar a roupa ou sapato antes da compra, consulte a tabela de medidas. Claro que sempre se pode trocar o produto, eles buscam em casa, a logística é boa, mas tem que esperar trocar e às vezes você não vai ter a roupa quando quiser usar", explica.

Ela lembra que como não há unificação das medidas, existe o risco do número escolhido não ser exatamente o que se espera, por isso a dica - em compras pela internet - é comprar sapatos e roupas de marcas já conhecidas, em que se saiba exatamente qual a numeração que fica melhor em você.

"Ver a foto da roupa no corpo da modelo também ajuda a ter uma noção de como será o caimento. É lógico que é preciso levar em consideração a diferença entre os tipos físicos, mas ajuda. Tomando esses cuidados é possível fazer boas compras", garante Rosa.