Belém carrega um passado glorioso. Foi uma das cidades mais importantes do País durante o Ciclo da Borracha. Mercado Ver-o-Peso é importante referência
Belém carrega um passado glorioso. Foi uma das cidades mais importantes do País durante o Ciclo da Borracha. Mercado Ver-o-Peso é importante referência



Seja na televisão, na música ou na gastronomia, o fato é que o Pará e Belém, sua capital, estão na moda. Cada vez mais pessoas de todas as partes do mundo estão indo até este pedaço da Amazônia para conhecer de perto as riquezas culturais resultantes da mistura das tradições indígenas e portuguesas. Desde 2014, a cidade vem registrando crescimento expressivo no número de turistas.

A Setur (Secretaria de Turismo do Pará) reconhece que grande parte dessa vitrine deve-se ao enredo de "A Força do Querer", novela das 9 da Rede Globo que teve seu último capítulo exibido no último dia 20. A primeira fase da novela foi ambientada no Pará e, apesar dos personagens terem migrado para o Rio de Janeiro no decorrer da trama, os costumes continuaram a ser retratados até o final da história.

A autora da novela, Glória Perez, pisou pela primeira vez no estado durante as festividades do Círio de Nazaré deste ano. Acompanhada pela cantora Fafá de Belém, que fez uma ponta como atriz na obra, a escritora almoçou em um requintado restaurante em um parque de Belém. Pelas mesas, os comentários iam de gratidão ao deboche. "O Pará está famoso. É a terra de Ritinha", orgulhou-se um, em referência ao personagem de Isis Valverde. "Agora a Glória Perez aprende como se fala aqui no Pará. A única coisa que ela acertou foi o ‘égua’ mesmo", alfinetou outro, citando alguns deslizes nas falas dos personagens que misturavam o sotaque paraense com o nordestino.

O Pará é o segundo maior Estado brasileiro, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados, território seis vezes maior que o do Paraná. Belém, com 1,4 milhão de habitantes, é a segunda maior capital da região Norte. É banhada pelo rio Guamá e pela Baía do Guajará, sendo sua porção continental localizada quase que em uma península. O município tem ainda 39 ilhas que, somadas, representam 65% do território. Mas a cidade cresceu mesmo é de costas para o rio. Sua região metropolitana atinge os 2 milhões de habitantes.

A capital é banhada pelo rio Guamá e pela Baía do Guajará, sendo sua porção continental localizada quase que em uma península
A capital é banhada pelo rio Guamá e pela Baía do Guajará, sendo sua porção continental localizada quase que em uma península | Foto: Fotos: Anderson Coelho



Belém carrega um passado glorioso. Foi um das cidades mais importantes do País durante o Ciclo da Borracha, que durou até o início dos anos 1910. Foi pioneira na adoção de iluminação pública, sistema de bondes e esgotamento sanitário. Mantendo forte ligação com a Europa, a cidade viveu um boom de urbanização e visava se tornar a Paris na América. Com o declínio do Ciclo da Borracha, o progresso rareou, mas a cidade conserva muitas marcas deste período, como praças, palacetes, teatros e o Cine Olympia, o cinema mais antigo em atividade do Brasil, com 105 anos.

A história de riquezas é contada com orgulho pelos moradores. O paraense mantém uma relação muito forte com o Estado e sua cultura, com até certo bairrismo. A adaptação fora do Estado é quase sempre penosa. "O povo diz que é fácil identificar paraense viajando. É só olhar quem leva uma caixa de isopor", brinca a guia de turismo Amanda Coimbra. Dentro da caixa viajam ingredientes da culinária local. "Uma coisa que não pode faltar é a farinha, mas tem que ser essa grossa, de mandioca. Farinha de milho não é farinha", compara o ilustrador Magno Brito, que passou uma temporada em Londrina e quase teve uma crise de abstinência sem o produto.

* A reportagem viajou a convite da Secretaria de Turismo do Pará (Setur)