O imobiliarista Marcos Moura com a esposa Lourdes, o neto Luís Felipe e as filhas Bruna, Malu, Camila e Linda: carinho e superproteção. Veja vídeo utilizando a tecnologia de Realidade Aumentada
O imobiliarista Marcos Moura com a esposa Lourdes, o neto Luís Felipe e as filhas Bruna, Malu, Camila e Linda: carinho e superproteção. Veja vídeo utilizando a tecnologia de Realidade Aumentada | Foto: Marcos Zanutto



"Nós admiramos muito nosso pai, ele tem um excelente caráter, faz o possível e o impossível por nós, é um exemplo, um modelo para buscarmos em nossos relacionamentos também. Nós somos abençoadas pelo pai que temos". É o que pensam Camila, Malu, Linda e Bruna, filhas do imobiliarista Marcos Moura, o paizão de quatro meninas.



Uma casa só de mulheres, cinco delas, incluindo a mãe, Lourdes Inês. Moura sabe que já entra na briga perdendo, por isso acredita que o segredo é sair um pouco, espairecer. Ele brinca com isso, mas ama todas. Não teve filhos homens, mas acredita que educar meninas pode ser mais desafiador, pela falta de conhecimento sobre o universo feminino. "Penso que elas tenham mais sensibilidade e sejam mais exigentes também", conta o pai.

Por conta das diferenças, sempre sai um conflito ali, outro acolá, mas Moura acredita que a experiência lhe trouxe agilidade para lidar com o ambiente que era novo para ele, o que contribuiu para uma educação não tão restrita ao estereótipo feminino. "Quando crianças, nós gostávamos de pipa, skate, bicicleta, a gente brincava de tudo e meu pai nunca proibiu. A gente assistia futebol com ele", conta Malu Inês, 28.

A educação sempre foi rígida, as meninas têm hora para voltar para casa, não podem viajar sozinhas com o namorado, devem ser organizadas e não gastar muito com itens supérfluos. No entanto, elas acreditam que não seria diferente se fossem homens. "É o jeito dele, não é porque está lidando com mulheres, é porque ele é superprotetor mesmo e continuaria sendo se tivesse filhos homens", explica a mais velha, Camila Inês, 30.

Na visão das meninas, o pai é teimoso, não escuta muito, algumas até acreditam que herdaram essas características, como Bruna Inês, 18, e Camila. Ao mesmo tempo, é bastante organizado, mesma característica de Linda Inês, 21, e Malu. Mas quando perguntadas sobre o que o pai tem de melhor, sem hesitar, todas concordam: honestidade e seriedade.

Entre os elogios, afirmam também que o pai é super cuidadoso. Característica que já rendeu boas histórias. Camila conta que para viajar a congresso durante a faculdade, o pai foi até o local de partida, falou com o responsável pela viagem e pegou o contato. "Estavam todos esperando para sair, meu pai chamou todo mundo para fazer uma oração antes. Durante o evento, ele ligava para o responsável para saber se estava tudo bem", ri da superproteção.Apesar do zelo acentuado, Moura e filhas têm relacionamento saudável.

Ele acredita que a convivência com tantas mulheres foi e é um aprendizado e que, apesar das especificidades das filhas, os pilares da educação são os mesmos. "Nós (pai e mãe) tentamos dar o máximo, educação religiosa, formação familiar e liberdade de escolha. Eu acredito que essa base familiar deve ser preservada", opina o imobiliarista. (L.T.)