Imagem ilustrativa da imagem Um toque de mestre
| Foto: Gabriel Teixeira/Divulgação
`O decorador Célio Corrêa na Sala de Doces criada especialmente para sua estreia em evento de festas em Londrina



Vinte e dois anos depois de cruzar a fronteira do Paraná e se mudar para o Mato Grosso, o decorador Célio Corrêa esteve em Londrina no final do mês passado para anunciar uma parceria que vai deixá-lo mais próximo da cidade natal. "Quero fazer umas festas lindas aqui para vocês", enfatiza Corrêa, uma das grandes referências em ambientação festiva do País, seja para casamentos, festas infantis e eventos corporativos.

"A Tânia (Galvão) vai me representar aqui", diz o decorador, apontando para a empresária com quem trabalhou ainda adolescente. "Comecei fazendo flores desidratadas com a Tânia", lembra com carinho. "Sempre gostei de mexer com artesanato. Com uns 15 anos montava e desmontava a árvore de Natal todos os dias e cada vez de uma forma diferente", diverte-se Corrêa.

A mudança de cidade aos 18 anos veio de um convite desafiador. "Uma amiga me chamou para montar uma loja de decoração em Rondonópolis e eu fui", lembra. "Saí muito cedo de Londrina, as pessoas não chegaram a me conhecer aqui", conta o decorador. Mas o estande assinado por ele na última edição da Noivas Fair & Festas foi um glamouroso cartão de visitas.

"Gostaria de ter feito arquitetura, mas como era um curso integral, eu não podia fazer porque precisava trabalhar. Agora que tenho condições, não tenho tempo", lembra o londrinense. Ele produz em média 40 casamentos por ano. "É mais que só a decoração, faço toda uma assessoria para os noivos, além de ser um pouco psicólogo também", brinca.

Para sua estreia em Londrina, Corrêa trouxe a Sala de Doces, uma nova opção para a cobiçada mesa de doces. "Tem lugares para as pessoas se sentarem e observarem. Estão fazendo muito agora", avisa. É uma das tendências em festas, mas o londrinense não se baseia muito nisso para seus eventos. "O que mais gosto de ouvir é 'nunca ninguém fez isso', porque falar 'ah, está bonito' é bom, mas 'nossa, que diferente' é melhor."

No currículo, o decorador lista o casamento do cantor Fernando, da dupla Fernando & Sorocaba (com quem protagonizou entre outros amigos um canal do YouTube entre 2014 e 2015 batizado de Tão Jovens), o cenário do DVD de Marcos & Belutti e duas passarelas para o estilista Samuel Cirnansck, na São Paulo Fashion Week.

"Conheci o Samuel por conta das minhas clientes. Um dia ele foi vestir uma noiva e viu meu trabalho. Depois me convidou para fazer o cenário para os desfiles. O da passarela de lustres apareceu na novela Verdades Secretas", lembra Corrêa. O nome do londrinense também aparece entre os 12 eleitos da Veiling Holambra, maior centro de comercialização de flores e plantas da América Latina. O resultado é o livro Book Festas Flores, que reúne experts em decoração com flores como Vic Meirelles e Karina Saab.

No livro, o londrinense apresenta, entre outros trabalhos, uma mesa com 15 mil flores. "Foi para um aniversário e foram dois para montar", lembra. Nos últimos cinco anos, Corrêa também participa das edições anuais do Book Festas, com 40 profissionais renomados do País. "Não esperava por isso", diz.

Para o decorador, a guinada na carreira aconteceu há 15 anos. "Foi uma festa de 15 anos. A cliente acreditou em mim e aquilo me abriu as portas", relata. "Festa é algo que não dá para errar porque não vai poder falar para a noiva casar de novo na semana que vem", ensina. "Tenho uma equipe de 12 pessoas que trabalham comigo, mas se precisar carrego cadeira. Em São Paulo, por exemplo, a montagem tem que ser muito rápida. No interior a gente tem mais tempo para arrumar tudo."

Com mais de 40 carimbos de diferentes países no passaporte, Corrêa conta que viaja não só para descansar pelo menos duas vezes por ano, como também para ir em busca de referências. "Sonho em fazer um casamento na Tailândia", entrega o decorador, que passou por lá recentemente. Como as festas quase sempre são nos finais de semana, o londrinense diz que "meu sábado é a terça-feira", sobre o dia de descanso. "Gosto muito de receber os amigos, mas minhas festas são simples", garante. "Mas tem que ter uma vela, uma flor, coloco um tapete, isso e aquilo, pronto já uma produção", sorri.

"Amo Londrina, minha família está aqui. Venho sempre no Natal, mas agora vou vir mais vezes", promete.