Ela nasceu em Curitiba, cresceu em Londrina, canta desde a infância e estudou arquitetura. Durante a graduação, Lais Bianchessi (23), decidiu participar de um reality show musical exibido na TV. Ela não esperava, mas chegou até a final do concurso e hoje vive de música, em São Paulo, junto ao Ravena, grupo formado durante o programa.

Tantas mudanças até assustam, mas a verdade é que Bianchessi está vivendo um bom momento. "Nunca imaginei que minha vida tomaria esse rumo, nunca tive essa ambição, sempre fui muito tímida. Mas esse sonho foi surgindo e hoje posso dizer que é isso que quero fazer", afirma. A cantora entrou para a música aos oito anos de idade, quando começou as aulas de violão na igreja e, descoberta, cantou por 12 anos no local.

Até então, a música era um hobby e a sua vida tomava o rumo de uma garota normal, estudou, entrou na faculdade, mas quase no fim do curso, se inscreveu para o X Factor Brasil 2016, show de talentos brasileiro exibido na TV Bandeirantes, e viu seu mundo mudar. "Decidi me inscrever para experimentar o que seria um reality musical, sem expectativa alguma", conta. No programa, foi orientado que ela se juntasse a outras garotas para formar um novo grupo, o Ravena, que chegou à final do concurso.

Com grupo Ravena, Lais Bianchessi (à esquerda), vê o mundo transformado: "Nunca imaginei que minha vida tomaria esse rumo. Hoje posso dizer que é isso que quero fazer"
Com grupo Ravena, Lais Bianchessi (à esquerda), vê o mundo transformado: "Nunca imaginei que minha vida tomaria esse rumo. Hoje posso dizer que é isso que quero fazer" | Foto: Gabriel WickBold/Divulgação



A experiência de palco, as avaliações e atividades no decorrer das apresentações envolveram disciplina, determinação e comprometimento com a música, foi quando Bianchessi percebeu que estava se desenvolvendo melhor como artista. "O X Factor foi uma verdadeira escola tanto no sentido musical e artístico, como sobre aprender a lidar com as dificuldades, pressão e críticas". Além disso, o grupo cresceu e conquistou a atenção de muitos. "Nós só podemos agradecer por todo apoio desde a época do programa até aqui. Sem os fãs nós não teríamos chegado tão longe e provavelmente não teríamos seguido juntas", destaca.

A partir daí, a vida de Bianchessi deu um salto. Trancou a faculdade, mudou-se para São Paulo e hoje segue uma rotina completamente diferente do que previa. "Todos os dias tenho atividades diferentes, um dia estamos no estúdio, outro em uma rádio, outro compondo, provando figurino. No meio de tudo isso estamos sempre estudando e praticando canto, dança, condicionamento", explica.

Com toda a exposição, foi importante a busca do equilíbrio. "Encaro como algo natural do meu trabalho. Não fico pensando muito nisso, senão eu surto. No fundo sou ansiosa e tímida. O que me ajuda muito é a meditação, tratamento com florais e acupuntura", indica. O corpo também exige mais cuidados agora, a cantora revela que, apesar de sempre ter sido vaidosa, o trabalho exige mais energia, por isso tem alimentação regrada e pratica atividades físicas regularmente.

Com mais duas integrantes, ela tem trabalhado para que o grupo Ravena conquiste lugar no mercado. "Nós somos uma 'girlband' em que todas têm uma personalidade muito forte. Estamos trabalhando nas músicas do nosso EP, que será lançado já em agosto, com um show de estreia em São Paulo", conta após já terem lançado o primeiro single "É Assim que Se Faz" no mês de junho. A promessa é que comece a se apresentar no fim deste ano. "A data ainda não está confirmada, mas vamos ter um show em Londrina também", revela.

O grupo começou com quatro integrantes, mas logo após o concurso, uma delas resolveu sair por motivos pessoais e o trabalho continuou com o trio. Sobre a relação, Bianchessi não esconde. "Como toda convivência tem altos e baixos, a nossa não é diferente, mas somos muito sinceras sempre, não guardamos o que estamos sentindo, procuramos sempre resolver nossas questões e ficar bem. A realidade é que aqui somos um pouquinho mãe, amiga, e irmã, que se ajudam, mas também se cobram muito", explica.

Vivendo longe da família e amigos, procura estabelecer contato pelas redes sociais. "Eles sempre me apoiaram e estiveram do meu lado, isso fez toda diferença" conta. Quando tem um tempinho, aparece em Londrina para matar as saudades. "Sinto muita falta dos lugares e das pessoas. Amo minha cidade e quero voltar sempre que possível."

Bianchessi reconhece que sua nova vida não é simples, mas aconselha que se alguém tem um sonho e deseja seguir os mesmos passos que ela, é necessário ter disciplina, não desistir e fazer o que gosta com verdade. Sobre seus anseios, ela é enfática: "Quero ir até onde eu estiver feliz. Meu sonho é ser feliz fazendo o que for, acho que nada paga a paz interior", finaliza.