No vaivém de modelos que transitaram pela semanas de moda carioca e agora desfilam na Fashion Week, que começa hoje em São Paulo, a história de Carolina Pantoliano chama atenção pelo script fora do comum.
Em ascensão no exterior, requisitada por grifes como Marc Jacobs, Prada e Balenciaga para desfiles em Paris, Milão e Londres, rosto de campanha mundial da Benetton, a menina, aos 17 anos, decidiu trocar o glamour e o apartamento em Nova York, que dividia com outras modelos, pela casa dos pais no Tatuapé, zona leste da capital paulista.
O mais importante nessa decisão foi voltar para a escola. Não foi pressão da família, mas um desejo dela mesma. ''Meus pais nem sabiam quando eu decidi voltar. O principal, para mim, era terminar o 3º ano (era aluna do colégio Santo Antônio de Lisboa) e prestar vestibular. Passei em Educação Física na FMU e agora estou esperando o resultado da USP (Universidade de São Paulo)'', disse Carol, nesta na semana passada, no backstage do desfile da Redley, no Fashion Rio.
Sim, aos 19 anos, ela mudou de ideia novamente. Nada é definitivo em sua vida neste momento. ''No sábado, decidi que queria desfilar, e agora estou aqui. Não tem nada certo, não sei o que vou fazer, se vou começar o curso e trancar... Quero tentar conciliar as duas coisas.''
A vida até estava boa em Nova York, onde ela morou por dois anos. Mas Carol, que se diz ''revolucionária'' em relação às outras meninas, começou a se desentender com sua agência (o motivo ela prefere não dizer). Inventou que precisava vir ao Brasil assinar um documento e que embarcaria de volta no dia seguinte. Está em São Paulo até hoje, quase dois anos depois.
Por conta das divergências, Carol chegou a se deprimir na temporada no exterior, que começou com um período de experiência de três meses, em Paris. Com 1,77 metro, ficou com míseros 43 quilos (agora pesa 50, graças à comidinha de casa e também às aulas de caratê - é faixa marrom). Tudo porque não abriu mão de fazer valer sua vontade.
''As meninas estão acostumadas com a vida de cidade pequena, não sabem o que é uma cidade grande. Mas não dá para aceitar tudo o que te falam, não podem te aprisionar. Eu fui criticada por ter largado, mas sempre tive personalidade forte. As coisas têm de acontecer da maneira certa. Eu sei que meu tempo é agora, mas a ideia é começar a cursar a faculdade e ir vendo as oportunidades'', diz Carol, filha da classe média paulistana (a mãe, dona de casa, é formada em Biologia; o pai é comerciante).
A garota de sobrancelhas marcantes e grandes olhos verdes foi descoberta em 2006. Neste Fashion Rio, ela veio com exclusividade para a Redley. Semana que vem, estará na São Paulo Fashion Week.