O mundo se encontra em Arraial D’ Ajuda, litoral sul da Bahia, na Costa do Descobrimento. O Vilarejo paradisíaco - e uma Torre de Babel cultural e de sotaques - é destino também de celebridades. Europa, Ásia, Oriente Médio e muitos americanos desfilam por praias, como Pitinga, em que, o prazer de degustar um champanhe ou espumante começa nas primeiras horas do dia. Horário em que a fotógrafa londrinense Ana Flávia Negro costuma caminhar pela enseada de falésias exuberantes.

Arraial D’ Ajuda é a charmosa vila do distrito de Trancoso, que pertence ao município de Porto Seguro, distante 706 Km de Salvador. Sol, mar e uma infinidade de serviços exclusivos atraem ricos e famosos como Beyoncé, Matthew McConaughey, Will Smith e Neymar. Fascínio, que também encantou Ana Flávia.

Há apenas três meses, a londrinense se mudou para o balneário hype-chic e já se tornou uma das fotógrafas mais requisitadas para registrar eventos e casamentos. Nos próximos meses, fará os cliques de uma cerimônia nupcial de gente daqui da terrinha, que escolheu o cenário de filme para o tão esperado dia do "sim".

Ana Flávia está em Londrina visitando a família e amigos e diz que tudo acontece muito rápido em sua vida, como a paixão pela fotografia. Um hobby que a levou a estampar fotos na revista Caras, versão digital da Rolling Stones e agora essa guinada para um paraíso em que o verão é o ano todo.

"Eu fui muito bem recebida na região. Os nativos têm muita hospitalidade e dão valor ao meu trabalho", diz Ana Flávia Negro, em passagem por Londrina
"Eu fui muito bem recebida na região. Os nativos têm muita hospitalidade e dão valor ao meu trabalho", diz Ana Flávia Negro, em passagem por Londrina | Foto: Fábio Alcover



"Sou advogada e exerci a profissão por 12 anos. Até que resolvi fazer uma especialização em fotografia na UEL. Uma amiga me convidou para fotografar um chá de cozinha, logo surgiu a oportunidade de registrar uma festa de um ano de um bebê e, para minha surpresa, as fotos foram parar na revista Caras", conta a fotógrafa, lembrando que também estava na hora certa e no lugar certo, quando fazia turismo em Milão e encontrou um amigo que a convidou para fazer um book de um modelo em Veneza.

Trancoso bomba de gente famosa, algumas das quais escolheram o oásis paradisíaco para morar. Não é de se admirar que a londrinense também foi conquistada à primeira vista.




"Fui para fazer um teste, depois do convite de uma amiga de Curitiba, para fotografar um casamento. Tenho um amigo que tem uma pousada em Arraial, que disse que, na região, faltava fotógrafo e, assim, começaram a surgir muitos trabalhos. Nesse tempo conheci o administrador do Complexo Terravista Golf Curse e surgiu a oportunidade de fazer trabalhos para eles", comenta Ana Flávia, destacando ter fotografado o empreendimento exclusivo nas falésias de Trancoso, região conhecida, internacionalmente, como Costa do Descobrimento. O local foi onde os portugueses avistaram as terras do Brasil, há mais de 500 anos.

Para quem gosta de um auê e muito luxo, as festas nas praias do litoral sul da Bahia não deixam a desejar. A Praia do Espelho, entre Trancoso e Caraíva, de mar azul claro, poucas ondas e coqueiros em quase toda a extensão, foi um dos cenários de um agito de aniversário, que durou três dias, registrado pela fotógrafa londrinense.

"Eu fui muito bem recebida na região. Os nativos têm muita hospitalidade e dão valor ao trabalho de alguém que, como eu, é de fora. Além do que, estou vivendo num lugar que é só glamour", afirma Ana Flávia.

Em Londrina, a fotógrafa é destaque por fotos sociais. Na Bahia conta com a ajuda de paisagens deslumbrantes. "Costumo fazer um ensaio, antes de fotografar casamentos, mas, no dia ‘D’, tudo acontece! As locações são belíssimas. É tanta beleza que deixa os noivos tranquilos", ressalta.

Dona de um sorriso que contagia até os mais avessos às câmeras, Ana Flávia revela alguns segredos para produzir fotos que vão parar nas colunas sociais.
"Fotos sociais são as mais difíceis e o fotógrafo precisa pensar que está sendo espelho da pessoa fotografada. Ao mesmo tempo, é necessário saber que o personagem está em suas mãos. Cada clique é uma história", ensina.

Ana Flávia está realizando o sonho daqueles que sonham em poder viver na praia e trabalhar com o que gostam e diz que nunca imaginou que fosse acontecer tão rápido e de uma hora para outra. Porém, não desapega de Londrina, cidade em que mantém trabalhos, agendados até para o final do ano.

"As minhas expectativas para 2017 são as melhores. Estou superfeliz com tudo o que está acontecendo. Por enquanto, só penso em acordar cedo em Arraial D’Ajuda e fazer a minha caminhada na praia todos os dias. É preciso mais para ser feliz?", conclui.