"É um trabalho, as pessoas não imaginam o quanto é árduo", diz Carol Tognon, que aos 29 anos tem 300 mil seguidores no Instagram. Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada
"É um trabalho, as pessoas não imaginam o quanto é árduo", diz Carol Tognon, que aos 29 anos tem 300 mil seguidores no Instagram. Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada | Foto: Fábio Alcover



Sete anos atrás estava terminando o curso de Direito, o que empurrava com quase nenhuma satisfação. Nas aulas preferia digitar a vida no computador. Havia perdido a melhor amiga no fim de uma festa, fruto de um acidente de carro, o que gerou a depressão. Encontrou no ambiente virtual, um refúgio, um blog em que externalizava todas as angústias. Aos poucos, as rotinas eram registradas com prazer e quando o irmão apresentou uma ferramenta de acessos, surpresa, viu a vida compartilhada com 30 mil pessoas.



Foi por acaso que Carol Tognon se encontrou no ambiente virtual, mas não por acaso que tornou o seu prazer em trabalho. Procurou informação, se profissionalizou e transformou o seu blog em escritório. "Comunicar, dividir, inspirar... por aqui, há amor e dedicação acima de tudo", é o que diz a página da internet. E haja dedicação.

Tognon atendeu a equipe da FOLHA em um domingo, dia em que curtia a família antes de voltar para casa em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Toda produzida, cabelo, maquiagem, roupa, iria aproveitar para fazer o look do dia logo em seguida. Mas o sorriso estava no rosto e a disposição para contar sua rotina foi inspiradora.

A blogueira nasceu e cresceu em Londrina, tem 29 anos e se casou aos 24. O marido, concurseiro dedicado, a levou para Curitiba e Manaus até chegarem em Presidente Prudente, o mais próximo que conseguiram da terra natal. Aos fins de semana, ela vem à Londrina matar as saudades, coisa que não abre mão.

Conteúdo
Com mais de 300 mil seguidores no Instagram, Tognon é representante no Paraná de uma empresa que agencia 23 grandes blogueiras do Brasil. Publica de três a quatro fotos diariamente em rede social, posta conteúdos em seu blog, edita fotos, edita vídeo, faz reuniões com parceiros, busca por clientes interessados no seu conteúdo... "Hoje eu sei fazer tudo que envolva o meu trabalho, mas posso contar com uma equipe que me ajuda", conta.

A rotina é intensa e tanta exposição exige certa maturidade. "Eu não me importo com as críticas, eu nunca liguei muito, você tem que saber lidar com elas, construtivas ou não, não me incomodo", afirma. Ao mesmo tempo, tem cuidado para entregar um trabalho de qualidade e também evitar opinião negativa. "Eu saio sempre arrumada, senão as pessoas julgam por eu ter um blog de moda e beleza", explica.

Com mais de 700 mil acessos ao mês no blog e atingindo no último mês 1 milhão de impressões no Instagram, reconhece os perigos de estar se comunicando com tantas pessoas. "Eu tenho que tomar muito cuidado com o que falo e apresento. É uma responsabilidade muito grande", explica.

Desde que se profissionalizou, Tognon tem se esforçado para entregar um bom conteúdo, o que tornou sua página um alvo de empresários interessados em anunciar. Recentemente, colocou em ação um projeto de decoração para atender seus clientes. O perfil Inova Home do Instagram possui quase 10 mil seguidores, foi com essa proposta que reformou parte da própria casa com intuito de atender o ramo de arquitetura e decoração.

Retorno
Ao mesmo tempo, Tognon viu que alguns parceiros não conseguiam aproveitar todo o potencial do investimento feito. "Eu pensei então em promover um curso de Instagram para Negócios, no qual eu ensino as empresas a utilizarem a ferramenta de forma que possam aproveitar o máximo que ela oferece. As empresas tem que saber lidar com a plataforma, tem que trabalhar com rede social, o retorno é muito maior", argumenta.

O Inova Home também se tornou uma marca, um novo projeto. Nas dificuldades viu a oportunidade de montar um site de vendas e distribuição de produtos no segmento. "Mas é algo novo ainda, estamos projetando", conta. Esse é mais um dos planos entre vários que pretende exercer. "Eu quero movimentar o canal no Youtube também, está com 30 mil inscritos e quero sempre buscar coisas novas para o blog", revela.

Por conta do trabalho, Tognon recebe muitos presentes, o que adora. Recentemente montou um bazar com produtos que ganhou dos parceiros e agradece por ter clientes tão empenhados. "Foram mais de 500 peças de roupas para a venda. O valor arrecadado, R$ 41 mil, foi revertido para o Hospital do Câncer", orgulha-se. O evento contou com a ajuda de 60 pessoas na organização.

Quem vê a prosperidade do seu trabalho, não imagina que enfrentou barreiras no início. "Meu pai queria me matar, porque eu deixei de exercer a profissão para qual estudei para trabalhar com o blog, mas eu enfrentei. É um trabalho, as pessoas não imaginam o quanto é árduo", diz aconselhando às pessoas que quiserem seguir o mesmo caminho: "que gostem do que estão fazendo e sejam dedicados".

Dedicação é mesmo a palavra que ela resume para todo o sucesso. Para Tognon, não existe hora de lazer, tudo é trabalho e todo trabalho envolve sua vida pessoal. "Não tem diferença entre Carol blogueira e Carol real. Meu trabalho é minha vida e minha vida é meu trabalho". Enquanto tiver sentido, vai fazendo de seu hobby um prazer e do prazer um ofício.