Luciana Marsicano: "Mais que tudo, dizemos que toda mulher deve montar seu porta-joias básico com peças curinga e eternas"
Luciana Marsicano: "Mais que tudo, dizemos que toda mulher deve montar seu porta-joias básico com peças curinga e eternas" | Foto: Marcos Assi/Divulgação



O cabelo de Farrah Fawcett. O álbum "Thriller", de Michael Jackson. Uma bolsa Chanel. Um anel de noivado da Tiffany. Em tempos em que as novidades surgem – e desaparecem – na velocidade da luz, ser clássico é feito raro, raríssimo. Diretora da Tiffany no Brasil, Luciana Marsicano interpreta, como poucas, o sentimento mais valoroso para o mercado: o sonho feminino. Em Curitiba nas últimas semanas, quando recebeu seleto time de convidados para um café da manhã na joalheria, no Pátio Batel, a paulista, que se formou em Administração na Fundação Getúlio Vagas e se especializou em Compras e Merchandising no Fashion Institute of Technology (FIT), em NY, falou com a FOLHA. Confira.

- Como avalia o mercado do luxo no Brasil, na atualidade?

O mercado de luxo vem se consolidando no Brasil e novas oportunidades estão se apresentando. O brasileiro, no geral, tem muito interesse por esse universo e gosta de qualidade e exclusividade, o que faz esse mercado olhar com muita atenção às possibilidades existentes no Brasil. O Brasil tem muitas oportunidades no mercado de luxo. É um mercado em desenvolvimento e com muito espaço para crescer.

- Como define o consumidor brasileiro?

Os consumidores e consumidoras são curiosos, interessados, gostam de conhecer a história da marca e das peças e apreciam muito a qualidade.

- Diz-se que o mês das noivas mudou. O mês de setembro tem feito sucesso?

De fato, este é um período que a cada ano se torna mais importante para as noivas do Brasil, estabelecendo uma nova tradição. Nos últimos anos, vem inclusive sendo apontado como o mês mais disputado. A beleza do mês, em que se inicia a primavera no caso do Hemisfério Sul, reforça o crescimento do interesse das brasileiras. No mundo inteiro, porém, este é um mês especial para casamentos, com várias campanhas e ações em nossas lojas voltadas à celebração e à emoção do casamento. E, além da importância de setembro como mês das noivas, há outras mudanças acontecendo no cenário brasileiro.

- Essas mudanças envolvem a cultura do anel de noivado?

A cultura do anel de noivado também está se difundindo entre o público brasileiro, e o Tiffany Setting, mundialmente reconhecido como símbolo do amor e do casamento, se tornou um objeto de desejo nesse sentido. É comum também que o noivo e a noiva escolham juntos as alianças.

- Qual acredita ser a "fórmula" de sucesso do Tiffany Setting?

O Tiffany Setting é considerado o anel de noivado mais desejado do mundo, e por várias razões. Primeiro está a emoção e o amor que ele representa. Ele é, historicamente, o símbolo do amor eterno e verdadeiro. E isso resulta também de uma inovação histórica. Foi o próprio fundador da marca, Charles Tiffany, quem criou o anel, em 1886. Quando foi lançado, há 130 anos, o Tiffany Setting propôs um novo estilo de cravação, registrado como Cravação Tiffany, em que o diamante solitário é preso por seis garras, o que permite que o diamante fique elevado e mais exposto, revelando todo seu brilho e beleza. Esta foi a primeira vez em que um diamante foi elevado acima do aro, e como dizemos, queríamos criar algo belo e acabamos criando algo legendário.

- O ouro amarelo ainda é uma preferência nacional?

As brasileiras gostam muito do ouro amarelo. Por outro lado, percebemos o crescimento de interesse por outros materiais, como a platina e o ouro branco. Há também um fortalecimento da tendência de combinação de materiais e metais. A prata de lei se destaca nesse sentido, em coleções modernas, com um design bem autêntico e contemporâneo.

- Para finalizar, quais as joias indispensáveis para a ala feminina?

Mais que tudo, dizemos que toda mulher deve montar seu porta-joias básico com peças curinga e eternas. Um brinco solitário em diamantes Tiffany, pérolas em colares e brincos, uma pulseira em diamantes e um anel solitário são as peças básicas que complementam qualquer look. Para eventos mais elaborados, um colar em diamantes é sempre correto e poderá ser complementado com as peças curinga do porta-joias básico. Um brinco de diamantes é uma peça infalível. Pode também ser um par de brincos studs, pequenos, colados à orelha, porém muito bonitos e elegantes. Uma gargantilha com corrente fina e um colar de pérolas também são peças importantes. Um bracelete e uma pulseira delicada conferem charme e mostram a personalidade da mulher. Um solitário também é uma joia muito elegante, além de anéis variados para as composições no dia a dia. Peças statement, mais marcantes visualmente, seja um anel, um colar ou um brinco, também são importantes para ocasiões mais especiais.