"Sempre acreditei que a internet é uma ferramenta extremamente poderosa. E que nós músicos temos que nos adequar a esta plataforma", diz Marcelo Archetti
"Sempre acreditei que a internet é uma ferramenta extremamente poderosa. E que nós músicos temos que nos adequar a esta plataforma", diz Marcelo Archetti | Foto: Jaime Silveira/Divulgação



Cerca de um ano atrás, no início de novembro de 2015, o cantor Michel Teló foi categórico ao se dirigir ao conterrâneo paranaense Marcelo Archetti: "sou seu fã, cara. Se você gravar um disco, eu compro porque você é um baita de um artista". Pois bem, agora chegou a hora de Teló cumprir o que disse. Archetti acaba de disponibilizar seu primeiro EP autoral, com quatro canções próprias, com o aval da gravadora Universal Music Brasil.

Participante da quarta edição do reality musical The Voice Brasil, Marcelo Archetti ganhou fama e reconhecimento nas suas apresentações. Entrou para o time de Teló ao cantar You've Got a Friend, em sua primeira aparição e que lhe garantiu 90% de aprovação nacional. Mas acabou deixando o programa ao duelar com Renato Vianna, que acabou se tornando o campeão do reality no ano passado.

"Tem o lado bom e o lado ruim de ter duelado com o campeão. O lado ruim é que foi um encontro muito prematuro. Até hoje escuto de muitas pessoas que foi como uma final antecipada. Por outro lado, o Renato Vianna não era um desconhecido, já tinha participado de outros realities, então quem duelasse com ele teria uma boa exposição. Claro que ele poderia ter tomado toda a direção da música para ele e a outra pessoa poderia se apagar. Mas para mim foi muito bom. Eu não entrei na forma dele cantar, pelo contrário, levei tudo para o meu universo. Eu levei para a suavidade, emotividade, e ele, para potência, para força", diz.

Às vésperas de completar 26 anos, Archetti vem desenhando sua carreira musical desde 2013, quando se formou em Direito e cumpriu o trato que tinha com os pais: passar na OAB antes de se dedicar integralmente à música. "Passei na OAB seis meses antes de me formar", entrega o cantor e compositor. Nascido e criado em Pato Branco (sudoeste do Paraná), Archetti escolheu Curitiba para cursar a faculdade e é lá que voltou a morar, depois de uma temporada na cidade natal. "Voltei para Pato Branco para pensar o que fazer na carreira."

Não só pensou como se preparou com aulas de inglês e aulas de técnica vocal. "Fui atrás de aprender um pouco mais", lembra. Como bom representante da geração Y, Archetti segue um jeito todo próprio de formatar a carreira. "Sempre acreditei que a internet é uma ferramenta extremamente poderosa. E que nós músicos temos que nos adequar e cada vez mais utilizar essa plataforma. É muito difícil hoje estruturar uma carreira simplesmente saindo para fazer shows. É preciso um suporte midiático seja pela internet, televisão e rádio."

"Quem me viu no The Voice e foi pesquisar meu material na internet e em todas as redes sociais, encontrou um cantor que já se posicionava no mercado, com composições e covers com meu estilo", explica. O lançamento do primeiro EP, esta semana, colocou as quatro canções próprias disponíveis em todas as plataformas digitais (Spotify, iTunes, Deezer e Apple Music) e nas redes sociais do músico (YouTube, Facebook e Instagram).

A produção do EP leva assinatura de Maycon Ananias, paranaense de Sabáudia, com passagens pelo Rio de Janeiro e atualmente morando em Curitiba. "Ele já produziu para Maria Gadú e Tiago Iorc e foi responsável pela trilha das Paralimpíadas", contextualiza. Foi o segundo convite de um produtor para Archetti. Quando ainda estava em Pato Branco, chamou atenção de Alexy Viegas com seus vídeos no YouTube.

"Ele me convidou para gravar um EP em inglês porque achava que meu tipo de som tem chance de algum dia se internacionalizar. Como eu estava no meio do procedimento do The Voice, não pude lançar o material", explica o músico, que planeja apresentar o resultado do trabalho no futuro.

"Tive o presente da vida que foi cantar no The Voice, que levou a minha voz para todo o Brasil, até hoje recebo muitas mensagens de carinho. O objetivo de vida já foi atingido, agora é só espalhar um pouco mais", explica. "Ouvia certas canções que provocavam reações muito positivas em mim e eu optei por fazer isso da minha vida, pensando em como seria legal se algum dia eu cantasse alguma coisa e as pessoas se emocionassem", lembra.