A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos a prefeito em todo o País começa hoje, com dois programas diários de dez minutos, um terço do tempo que era permitido em 2012, nas últimas eleições para prefeito. Os programas para as chapas majoritárias são diários e os candidatos ao Legislativo terão tempo apenas nas inserções, distribuídas ao longo da programação das emissoras.
Em Londrina, o maior tempo é de 3 minutos e 19 segundos e pertence à coligação de Marcelo Belinati (PP), que atendeu a reportagem ontem entre as gravações. Para conciliar a agenda do candidato, que passa parte da semana em Brasília em razão do mandato como deputado federal, a equipe de campanha aproveita para produzir vários programas. "Nesta campanha a legislação determina que 75% do tempo seja com a aparição do candidato e essencialmente vou apresentar propostas que, eu entendo, serão boas para o desenvolvimento da cidade e melhoria dos serviços públicos." Segundo Belinati, "este ano barateou muito o custo das campanhas e isso é fantástico", disse ele, se referindo à vedação de doações de pessoas jurídicas para os candidatos.
O coordenador de comunicação da campanha de Valter Orsi (PSDB), Claudio Osti, disse que os primeiros programas serão usados para a apresentação do tucano, que terá 1 minuto e 59 segundos. "O Valter é bastante conhecido em grupos específicos, onde ele sempre atuou, com os empresários, associações, mas não é tão conhecido do grande público como se faz necessário em uma campanha. Então, vamos inicialmente, apresentá-lo e depois tratar das propostas para a cidade." Segundo Osti, o calendário eleitoral apertado prejudicou a produção do material. "Na eleição passada, em 1º de agosto já sabíamos quais eram os candidatos, mas este ano a Justiça Eleitoral revelou os tempos da propaganda há uma semana."
O terceiro maior tempo, de 1 minuto e 19 segundos, é do candidato do PT, Odarlone Orente, cuja proposta para o primeiro programa é apresentar-se e divulgar marcas e jingles da campanha. "Vamos dar uma diretriz geral da nossa campanha. A partir da semana que vem, começaremos a especificar as propostas", disse o candidato.
O candidato do PPS, André Trindade, tem o quarto maior tempo – 1 minuto e 18 segundos – e fez mistério sobre o conteúdo do primeiro programa. "É um programa simples porque temos poucos recursos. Vai ser propositivo", resumiu.
O produtor dos programas de Sandra Graça (PRB), Kiko Jovzolino, afirmou que o tempo de 1 minuto e 8 segundos será utilizado pela coligação para apresentar a candidata e "em um programa leve, falando das propostas, sem atacar os nossos adversários". "Vamos ressaltar o conhecimento que a Sandra tem sobre a cidade, sobre os números da prefeitura, a partir dessa história dela como vereadora, essa é a nossa estratégia."
Com produção própria, Luciano Odebrecht (PMN) disse que vai usar os seus 29 segundos para contar "quem é o candidato, quais as propostas e porque se candidatar". "Não tem produção nenhuma, sou apenas eu falando no vídeo, mas é bem feito, posso garantir."
Com apenas 12 segundos, o Psol vai apostar na criatividade e nas redes sociais para levar suas propostas de governo. O candidato a prefeito Paulo Silva disse que como o programa do partido será o último a ser apresentado a intenção é convidar os eleitores a acompanharem uma transmissão ao vivo pelo Facebook. "No primeiro programa vamos questionar justamente este tempo desigual e chamar as pessoas para participarem da nossa conversa pelo Facebook", disse. "Temos que usar a criatividade porque 12 segundos é um tempo muito pequeno."
Menor ainda é o tempo da Rede – 11 segundos -, cuja candidata Flávia Romagnoli pretende, no primeiro programa, apenas se apresentar e divulgar o nome do partido e da coligação. "É o que dá para fazer, não é?" Ela disse que o partido, por ser novo e em razão da baixa representatividade na Câmara Federal, sabia que teria tempo exíguo. "Vamos levar nossas propostas tentando participar dos debates. É o que pretendemos." Pela legislação, é preciso que o partido tenha pelo menos 10 deputados federais para que haja obrigatoriedade de convite para participar de debates, número que a Rede não tem.

HORÁRIOS
No rádio, os programas serão transmitidos das 7 às 7h10 e das 12 às 12h10. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40, de segunda a sábado. Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação. A propaganda do primeiro turno tem duração de 35 dias e segue, portanto, até 29 de setembro, a sexta-feira que antecede as eleições, em 2 de outubro.