Terminado o prazo de inscrição das candidaturas às eleições municipais de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na última semana os números do pleito. O total de pretendentes ao Executivo e ao Legislativo em Londrina caiu de 398 em 2012 para 358 este ano devido à limitação de candidaturas. São oito postulantes ao Executivo e 342 candidatos a uma das 19 vagas na Câmara de Vereadores. A maioria dos candidatos à prefeitura e à Câmara – quase 40% dos inscritos – declarou ter formação superior completa. O número destoa dos dados dos cenários estadual e nacional, nos quais a maioria dos candidatos pertence ao grupo com ensino médio completo.
Dos oito "prefeituráveis", seis concluíram o ensino superior: André Trindade (PPS), Flávia Romagnoli (Rede) e Luciano Odebrecht (PMN) são advogados; Marcelo Belinati (PP), que é deputado federal, e Odarlone Orente (PT) são médicos; a vereadora Sandra Graça (PRB) é formada em Química. O empresário Valter Orsi (PSDB) e Paulo Silva (Psol), estudante de Psicologia, informaram superior incompleto.
Dos 342 candidatos a uma das cadeiras do Legislativo, 134 informaram à Justiça Eleitoral ter concluído um curso universitário. Cinco pessoas declararam que apenas leem e escrevem, mas não têm escolaridade. Para não fugir à regra, nomes curiosos se destacam entre os candidatos como Cawboy Sem Limite, Batatinha Express, Tatu de Guaravera, Indinha, Palhaça Dita, Palhaço Sorvetinho, Gil Carroceiro e Obreiro Edmundo, entre outros.

Termo utilizado para pretendente ao cargo, neste caso, de prefeito do município de Londrina

Um dos três poderes do Estado ao qual é atribuída a função de elaborar as leis que regulam o Estado, a conduta dos cidadãos e das organizações públicas e privadas

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional