A pesquisa do Instituto Multicultural também perguntou aos eleitores qual a característica essencial que deve ter o candidato a prefeito de Londrina e mais de um terço dos entrevistados (36,5%) elegeu a honestidade. Em seguida, foram citadas competência (20%); prometer e cumprir (12,5%); experiência (9%); trabalhador (6,5%); humildade (5%); ter ideias novas (3,5%); popular (1,5%); jovem (1,5%); técnico (1,5%); simpatia (0,5%); e dois por cento não souberam responder.
Para Edmilson Leite, as respostam chamam a atenção porque o atual prefeito elegeu-se prometendo uma administração técnica, cujo perfil, segundo a pesquisa, é desejado por apenas 1,5% do eleitorado. "O que conta mesmo é a honestidade, ou seja, a ausência de escândalos e denúncias de corrupção, além da competência", afirmou. "Não deveriam ser virtudes, mas pré-requisitos para o cargo."
Acreditando que o serviço de caronas Uber vai ser tema de debate entre os candidatos, o Multicultural também incluiu duas perguntas sobre transporte. A primeira, sobre a qualidade dos serviço de táxi, revela que 61,5% dos entrevistados avalia o serviço como bom ou ótimo e apenas 4,5% como ruim ou péssimo. A segunda demonstra que 57% dos entrevistados são favoráveis à implantação do Uber na cidade contra 23% que são contrários. "A população considera o táxi um bom serviço, mas acha saudável a concorrência", resumiu o diretor. (L.C.)