Imagem ilustrativa da imagem VIVA BEM - Temporada dos espirros
| Foto: Foto: Shutterstock
No inverno aumenta a incidência porque há maior circulação de alérgenos respiratórios no ar e maior aglomeração de pessoas



Basta o frio chegar para trazer junto com ele espirros, coceira no nariz e garganta. Os sintomas variam de indivíduo para indivíduo, mas é fato que a rinite incomoda muita gente. De acordo com a otorrinolaringologista Maura Neves, da Clínica MedPrimus, a rinite "é uma inflamação nasal que se apresenta por obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz e nos olhos. Estes sintomas podem ocorrer juntos ou em maior/menor intensidade. Isso depende do tipo de rinite e da intensidade do quadro."

A médica aponta também que a rinite pode ter várias causas, podendo ser alérgica ou não. A rinite alérgica é causada por agentes inflamatórios que – como o nome diz - causam alergia no sistema respiratório, como poeira domiciliar, ácaros e fungos, além de pelos de animais e pólen. Já a rinite não alérgica pode ser causada por diversos fatores, entre eles os ambientais.

"A rinite irritativa é frequentemente confundida com alérgica, mas seu mecanismo causal não envolve uma alergia no organismo mas sim desencadeamento de fatores inflamatórios não alérgicos. Os principais causadores dessa rinite são odores fortes, poluentes atmosféricos, produtos de limpeza e alterações ambientais, como o clima seco ou úmido", diz a especialista.

As gestantes podem sofrer com a chamada rinite gestacional, que ocorre apenas durante a gravidez e apresenta melhora após o nascimento do bebê. Neste caso são as alterações hormonais inerentes a essa fase que causam o incômodo.

Já quando mais velhos, podemos ter a chamada "rinite do idoso", causada por alterações na mucosa nasal em decorrência da idade e pode ser agravada pelo uso concomitante de várias medicações, condição frequente nessa faixa etária.

E não é apenas uma impressão de que o problema piora no inverno. "Isso ocorre pois durante o inverno há maior circulação de alérgenos respiratórios no ar, maior aglomeração de pessoas e menor circulação do ar. Junte-se a isso o ar mais frio e mais seco, importantes irritantes nasais e teremos a ocorrência de mais crises de rinite", justifica Maura.

Asmáticos e pessoas com outras doenças respiratórias estão mais sujeitos a terem rinite por já apresentarem uma sensibilidade da via respiratória, o que pode se estender ao restante da via. "Uma inflamação no nariz pode acometer o pulmão e vice-versa. Muitas vezes as causas dessas doenças são semelhantes, o que facilita seu duplo aparecimento na mesma pessoa", diz a médica.

PARA PREVENIR AS CRISES

- Manter o ambiente bem limpo: evitar uso de carpetes, cortinas outros mobiliários que juntem poeira

- Trocar a roupa de cama ao menos uma vez na semana

- Utilizar capas de travesseiro e colchão (que possam ser lavadas)

- Evitar acúmulo de brinquedos que juntem poeira, especialmente as pelúcias

- Evitar ambientes úmidos e com mofo

- Evitar exposição a ar condicionado. Apesar de muito difícil na nossa sociedade, o maior problema do ar condicionado é ter uma adequada manutenção dos filtros. Se a limpeza do aparelho estiver em dia seu uso não é tão prejudicial

- Evitar tabagismo e exposição ao tabaco

- Realizar lavagem nasal com solução salina diariamente. A higiene nasal reduz a intensidade das crises de rinite.

Fonte: Maura Neves, otorrinolaringologista da Clínica MedPrimus