Nova técnica pode remover a micropigmentação em três a quatro sessões



Quem nunca se arrependeu de um procedimento estético? O problema é maior quando a técnica é definitiva e aparentemente não há como reverter o processo, como a micropigmentação de sobrancelhas.

Assim como a remoção de tatuagens, é necessário o uso de laser para "apagar" a sobrancelha micropigmentada. O problema é que alguns tipos de laser podem machucar a pele e até fazer cair os pelos. Entretanto, uma nova técnica já está disponível em Londrina e promete remover os pigmentos sem causar danos aos fios da sobrancelha.

Chamada Método Europeu para Remoção de Tatuagem e Micropigmentação, a técnica é utilizada pela tecnóloga em estética e cosmetóloga Elisângela Scremin. "Fui para a Europa para fazer o curso e aprender não só sobre a técnica mas também para trazer o aparelho. Utilizamos um comprimento de ondas que fragmentam o pigmento em pequenas partículas, que são eliminadas através do sistema linfático", explica.

Cada sessão dura em média 40 minutos, tempo entre a analgesia com uma pomada e o uso do LED, que irá acalmar a pele e ajudar na cicatrização. "Pode haver dor, mas é suportável. A pele fica um pouco vermelha e inchada após a sessão e aos poucos volta ao normal. Depois é necessário usar uma pomada durante alguns dias, até a cicatrização", conta Elisângela.

Em média são necessárias entre três e quatro sessões, com intervalo de 30 dias entre elas. Em alguns casos a diferença é visível logo após a primeira. O que irá determinar o número de aplicações é a cor do pigmento, a profundidade em que foi aplicado e o tempo que está na pele. "Quanto mais escuro, mais rápido sai, já que o laser é atraído pela cor. No caso de tatuagens, as tintas amarelas e verdes demoram mais a sair, sendo necessário até um ano para apagar totalmente o desenho", aponta a profissional.

Elisângela afirma também que o procedimento pode ser feito tanto por jovens quanto por idosos, independentemente do tom da pele. As sessões não exigem afastamento das atividades diárias, apenas cuidados com o sol, piscina e praia. Gestantes, diabéticos descompensados, pessoas com câncer ou com doenças que afetam a pele como lúpus e vitiligo não devem se submeter ao processo, segundo a cosmetóloga.

Para quem deseja refazer a sobrancelha usando a micropigmentação, ela conta que é possível se submeter ao novo procedimento logo após o término das sessões.