VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Folha da Sexta
19/08/2016

VIVA BEM - Gorduras do bem

Manteigas especiais garantem bons nutrientes e muito sabor nas refeições

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Foto: Gina Mardones
Foto: Gina Mardones
Produto é indicado para todos os tipos de pessoas, incluindo vegetarianos e quem se preocupa com uma boa alimentação




Em busca de saúde e mais qualidade de vida, muitas pessoas têm optado pelas manteigas vegetais. Feitas com coco ou com oleaginosas, como castanha-do-pará, amêndoas, amendoins e outras, elas garantem dose diária de "gordura boa" e muito sabor.
PUBLICIDADE

Segundo a nutricionista Priscylla Cristal Volpi Persuhn, da Benni Alimentos, essas manteigas "são ricas em gorduras boas, que protegem o coração, têm um efeito anti-inflamatório, são antioxidantes com propriedades anticancerígenas, proporcionando uma série de benefícios a saúde quando inseridas diariamente na alimentação."

Com exceção das pessoas alérgicas a alguns dos ingredientes, as manteigas vegetais são indicadas para todos os tipos de pessoas, incluindo vegetarianos e aqueles que se preocupam com uma boa alimentação. Extremamente saborosas, mas também calóricas, a nutricionista indica que em média, a recomendação diária de consumo para um adulto é de uma colher de sopa, variando de acordo com o tipo de oleaginosa, entre outros. "É sempre importante consultar o seu nutricionista", diz.

E não é somente acompanhando pães e torradas que as manteigas vegetais podem ser consumidas. "Elas podem ser utilizadas para passar em pães, bolachas, torradas, bolos, para a elaboração de cookies, brownies, pães, molhos, patês e uma infinidade de delícias, é só usar a imaginação", explica Priscylla.

Ghee
Além das manteigas vegetais, a tradicional manteiga derivada do leite também tem se tornado opção para muitas pessoas. "A manteiga é um alimento de origem animal produzida através da nata do leite batida. Além de mais saborosa, possui várias propriedades benéficas, contém ácido butírico (excelente para a saúde intestinal e metabólica), vitamina A, é rica em cálcio, ajuda a prevenir artrite e osteoporose e doenças na tireoide. Já a margarina, é um alimento de origem vegetal produzida através da incorporação de moléculas de hidrogênio às de gordura, em sua maioria contém gordura trans, que é quase igual ao plástico!", alerta a nutricionista.

Para quem deseja consumir uma manteiga ainda mais pura, a manteiga ghee, também conhecida como manteiga clarificada, se torna uma opção. Na Índia a ghee é usada há milhares de anos, tanto como alimento quanto em tratamentos medicinais.

"A ghee é uma manteiga clarificada, feita através do aquecimento e coação da própria manteiga (sem sal), onde toda água é evaporada e os elementos sólidos, toxinas da gordura do leite e lactose são completamente extraídos. Seus benefícios vão muito além da manteiga original, é um alimento regenerador e rejuvenescedor, que aumenta a força e a expectativa de vida, possui diversas propriedades medicinais, é benéfica para o fígado, para inflamações gastrointestinais, combate úlceras, aumenta o sistema imunológico, entre outros", explica Priscylla.

A nutricionista explica que também é possível usar a ghee em massagens, sendo um excelente hidratante, além de ser um tônico que regenera e fortalece os fluidos. É indicada para todos os tipos de pessoas, pois além das inúmeras propriedades benéficas possui um sabor maravilhoso e inigualável, sendo ainda um excelente óleo para cozinhar", aponta, já que pode ser aquecida a temperaturas mais altas sem produzir fumaça.
Érika Gonçalves
Reportagem Local
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

TURISMO - O doce sabor de Ilhéus

No paraíso em que há verão o ano todo, conhecer a história e o manejo de produção do cacau torna a experiência pelo destino ainda mais gostosa

MODA - O jeans nosso de cada dia

De democrático a onipresente, o índigo segue dando o tom do guarda-roupa com opções para ir do básico ao festivo

SUA CASA - Brilho e sofisticação

Taças, copos, vasos, lustres e outros objetos de cristal trazem muito luxo na decoração e ainda fazem da degustação de bebidas uma experiência sensorial

COMPORTAMENTO - Bate na madeira

Superstições que passam de geração para geração criam um repertório todo próprio

À MESA - Almoço especial

Confira três opções de pratos deliciosos e de fácil preparo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados