Não só os dermatologistas e esteticistas estão aptos a cuidar de nossa beleza. Os fisioterapeutas, através da Fisioterapia Dermato Funcional, também. Larissa Teles de Carvalho, fisioterapeuta especializada em Fisioterapia Integrada à Saúde da Mulher e docente do curso de Estética da Unopar explica que a especialidade surgiu no início da década de 1990, mas apenas em 2009 foi reconhecida, por isso ainda é pouco conhecida.

"Na Fisio Dermato Funcional atuamos tanto na parte reparadora, cuidando de cicatrizes, quanto na parte estética, atuando para resolver acne, estrias, celulite, gordura localizada e flacidez, por exemplo. Também podemos auxiliar no pré e pós-operatório, ajudando a diminuir edemas e manchas roxas através de procedimentos como drenagem linfática e eletroterapia", explica.

Segundo ela, por terem conhecimentos mais aprofundados do funcionamento do corpo humano, os fisioterapeutas dermato funcionais estão habilitados a fazer um diagnóstico apurado das queixas dos pacientes e assim indicarem um tratamento mais adequado.

"Aquele procedimento mais moderno para celulite pode não ser o ideal para determinada pessoa. Através de uma avaliação iremos saber os hábitos de alimentação, esporte, se esse paciente toma medicamentos e tudo mais que possa interferir na celulite. Desta maneira podemos chegar à conclusão de que aquele tratamento mais moderno não é o mais adequado. Em outros casos, podemos avaliar que a barriguinha saliente não é um problema de gordura localizada e sim de coluna", explica.

Entre os procedimentos que os fisioterapeutas dermato funcionais estão autorizados a fazer estão as terapias manuais como a massagem modeladora, drenagem linfática, eletroterapia (corrente russa, corrente aussie, galvanopuntura, ultracavitação), carboxiterapia e dermaroller.

"Nós não podemos receitar medicamentos, só nutracêuticos, como aqueles para produção de colágeno, por exemplo. Também não podemos fazer procedimentos que atinjam partes mais profundas da pele, como peelings profundos, dermoabrasão, uso de laser, aplicação de botox e preenchimentos, cuja execução deve ser feita por dermatologistas."

Larissa ressalta a importância de buscar profissionais qualificados e aponta que o tratamento estético deve ser individualizado e personalizado, segundo as características de cada indivíduo.

Imagem ilustrativa da imagem Viva Bem - Beleza e saúde
| Foto: Foto: Gustavo Carneiro
A fisioterapeuta Larissa de Carvalho, professora da Unopar especializada em Fisioterapia Integrada à Saúde da Mulher: "Atuamos tanto na parte reparadora quanto na estética"