Do momento em que recebem o exame confirmando a gravidez até o dia do nascimento, as mães experimentam, durante os nove meses de gestação, as mais variadas emoções. A primeira vez que se ouve o coraçãozinho do bebê, o aumento gradual da cintura, a imagem do filho na ultrassonografia, os ''chutes'' da criança que começa a se fazer presente são alguns dos momentos inesquecíveis que fazem da espera uma experiência cheia de alegria.
Entre decisões práticas que envolvem a preparação do enxoval e a decoração do quarto, as mães também vivenciam as mudanças corporais que, com a passagem do tempo, ajudam a fortalecer o vínculo com o bebê que está para chegar.
A gerente comercial Milena Abujamra Fillis Zacaria, 30 anos, vive ao lado do marido Rodrigo a doce espera por Gregório, que nasce ainda no mês de maio. A descoberta da gravidez aconteceu em uma viagem de comemoração do primeiro ano de casamento e foi recebida como um presente.
''A cada mexida do Gregório, fico muito emocionada. É uma sensação muita boa ter o bebê sempre comigo. Acho que vou até sentir falta''. acredita Milena. Prestes a comemorar o primeiro Dia das Mães, ela conta que uma das coisas boas da gravidez é ''nunca mais se sentir sozinha.''
Milena, cujo grande sonho sempre foi ter um filho, conta que leu e se informou sobre todas as etapas da gravidez para garantir que o período fosse tranquilo. ''Sei o que esperar em cada fase. Informação é a receita para manter a tranquilidade'', ensina.
Encantada com o universo da maternidade, ela convive também com a expectativa dos familiares e dos amigos. ''Gregório será o primeiro neto dos meus pais e dos meus sogros. Também sou a primeira grávida entre minha turma de amigas'', conta ela, que envia semanalmente aos parentes um e-mail contando sobre o desenvolvimento do bebê. ''Está tudo arquivado. Quero passar para um livrinho que estou fazendo de lembrança'', planeja.
Milena conta, também, que depois da gravidez passou a enxergar a gestante com outros olhos. ''Aos olhos das pessoas, somos apenas mulheres grávidas, mas, desde que fiz o primeiro ultrassom e o Gregório tinha apenas um centímetro e seu coraçãozinho já batia forte... Tudo mudou na minha vida! Percebi, desde aquele momento, que estava recebendo uma graça divina. Que a gravidez é um verdadeiro milagre de Deus. É tudo muito grandioso, muito perfeito e, com tudo isso acontecendo dentro da gente, somos capazes de continuar com a vida normal, trabalhando, se exercitando, e vivendo a agitação do dia a dia.''
Mudanças na rotina
A emoção de acompanhar o desenvolvimento da pequena Gabriele, que nasceu no final de abril, também motivou os dias de gestação de Andressa Sitta, 31, que trabalha na área de administração de um shopping center. ''Sempre tive vontade de ser mãe, mas como tinha um problema de saúde, achei que teria de fazer tratamento. A Gabriele foi um milagre de vida'', conta ela, que fez dois exames para confirmar a gravidez, mas só acreditou quando ouviu o coração do bebê batendo pela primeira vez.
As mudanças na rotina da jovem mamãe começaram antes mesmo do nascimento. ''São várias consultas e exames durante o pré-natal. Além disso, saí da academia e comecei a fazer hidroginástica. Tem também a preocupação com o enxoval e o quarto do bebê. A vida começa a mudar bem antes do nascimento.''
A preocupação com a própria saúde também foi constante durante os nove meses de espera. ''Não tive enjoos, manchas na pele e nem engordei além do necessário. Mas o melhor de tudo é ouvir que o bebê está grande, forte e saudável. São nove meses voltada para a vida que carregamos dentro da gente'', diz.
Ao final da gravidez, ela se sentia confiante e tranquila de que saberia cuidar, educar e amar a pequena Gabriele. ''Fiz e vou continuar fazendo tudo o que está ao meu alcance.''


Imagem ilustrativa da imagem Uma experiência cheia de alegria
| Foto: Silvia Marie /Divulgação
A gerente comercial Milena Zacaria aguarda a chegada de Gregório para este mês: ''É tudo muito grandioso''
Imagem ilustrativa da imagem Uma experiência cheia de alegria
| Foto: Ricardo Chicarelli
Andressa Sitta com a filha Gabriele, que nasceu no final de abril: ''Foi um milagre de vida''