Você pode até ir para Roma e não ver o Papa, mas precisa tirar um dia para conhecer o Vaticano. Quem não dispensa encontrar o Sumo Pontífice, porém, pode comparecer à benção semanal que o Papa concede todo domingo às 12 horas na Praça São Pedro.

No Estado do Vaticano, o ponto turístico mais requisitado entre os turistas é a Basílica de São Pedro, que tem entrada gratuita, mas filas extensas. Dentro da Basílica, prepare-se para encontrar obras de arte famosas e algumas capelas com entrada restrita a um número máximo de visitantes, locais reservados propriamente para oração. Por ser um local religioso, a Basílica não permite a entrada de roupas curtas ou decotadas que deixem joelhos ou ombros de fora, tenha isso em mente antes de programar sua visita ao Vaticano.

Outro passeio obrigatório, mas que exige um pouco mais de planejamento, são os museus do Vaticano. A dica aqui é reservar o tour com antecedência com guias ou pela internet, já que as filas para comprar o ingresso são imensas. Com a entrada em mãos, prepare-se para conhecer uma das maiores coleções de arte do mundo. Esse passeio também contempla a capela Sistina, que por si, já vale o ingresso. Prepare-se para perder o fôlego ao se deparar com "O Juízo Final" e os afrescos do teto da Capela, ambos de Michelangelo. (B.Q.)

Imagem ilustrativa da imagem Um Estado chamado Vaticano
A Basílica de São Pedro é um dos pontos mais requisitados