Quem nunca passou por algum apuro por não saber falar bem outro idioma, numa viagem internacional? Agora, e não falar nada? Cheia de atrações turísticas e passeios divertidos para a família, Orlando é sempre um destino de interesse para os brasileiros. Mas, quando chega a hora da viagem, muitos acabam se esquecendo de um detalhe importante: "Do you speak english?". O brasileiro Wendel Ferrari, CEO da Temporada em Orlando - empresa especializada em locação de casas para curta temporada na cidade -, listou alguns truques que podem ser muito úteis, principalmente para quem vai à cidade pela primeira vez. Confira:

A viagem começando no aeroportoLembre-se a viagem começa já ao desembarcar. Muitas pessoas acabam fazendo ótimas pesquisas sobre pontos turísticos e hotéis, mas se esquecem da imigração, o primeiro teste para entrar nos Estados Unidos. Com ajuda na internet, planeje as respostas em inglês para as perguntas frequentes feitas pelos agentes, como ''quanto tempo você pretende ficar nos Estados Unidos'', ''O que você faz da vida?'', ''Em qual local irá se hospedar?'', entre outras.

TURISMO - The book is on the table...
TURISMO - The book is on the table... TURISMO - The book is on the table... TURISMO - The book is on the table... TURISMO - The book is on the table...



Use palavras mágicas
Liste, antecipadamente, as principais palavras que vai precisar: ''obrigado'', ''quanto custa?'', ''como eu chego até lá?'' e ''desculpa, não entendi'' são verdadeiras mágicas durante a viagem. Quanto mais educado for o turista, mais ajuda terá dos americanos e até de outros turistas que por lá estiverem.

Guarde toda a informação que puder
Hoje em dia, com os smartphones, é possível ter toda informação necessária na palma da mão. Há diversos aplicativos que ajudam os turistas, com informações sobre as atrações, dicionários e tradutores on-line, conversor de moedas, entre muitos outros. O celular pode ser um grande aliado, mas não é bom depender só dele. Caso a bateria não dure o dia todo ou fique sem sinal, o turista ainda precisa ter tranquilidade para se divertir e se comunicar. Papel e caneta ainda são indispensáveis durante as viagens. Além disso, é sempre bom guardar consigo cartões do hotel, mapas e outras informações impressas que podem ajudar na localização. Até nos bolsos das roupas das crianças é recomendado deixar as informações básicas anotadas.

Deixe a timidez no Brasil
Para quem não tem fluência em inglês, a velocidade da fala pode ser um grande inimigo. Saiba como pedir para que a pessoa fale mais devagar. Se mesmo assim não for o suficiente, não desista. Sempre há como recorrer à mímica. Os americanos, via de regra, costumam ser muito pacientes com os turistas, principalmente os brasileiros. Em cidades muito procuradas, como é o caso de Orlando e Miami, há um ótimo serviço de atendimento ao turista e se, mesmo assim, não resolver, sempre haverá outro brasileiro para ajudar. É preciso fazer da dificuldade um desafio e não algo constrangedor. Com o avançar da viagem, a timidez vai se desfazendo.

Arrisque o portunhol
Você tentou, se esforçou muito, mas ainda acha que não está se dando bem com a língua do Tio Sam. Ficará impressionado em saber que nos estados Unidos muitos funcionários de locadoras de veículos e restaurantes falam espanhol. Esta pode ser a salvação quando a conversa em inglês não estiver evoluindo.

Divirta-se!
Provavelmente você não voltará apto a fazer uma prova de proficiência na língua dos americanos, mas trará na bagagem boas histórias para contar. O turista deve manter a calma, falar devagar e estar de bom humor, com esta combinação, provavelmente terá sucesso em qualquer lugar em Orlando.