Há oito anos o Timão é o animal de estimação da família da empresária Sandra Moreira. O animal, da raça chow chow, sempre morou em apartamento com seus donos e para mantê-lo saudável, Sandra dedica mais de duas horas do seu dia aos passeios com o cachorro. ''Saímos duas vezes por dia. De manhã caminhamos uma hora e meia e no final da tarde mais uma hora'', diz. Esta rotina é mantida pela família desde que o cachorro foi comprado. E a empresária garante que o esforço vale a pena porque reflete no bem-estar do animal.
Quando a família de Sandra mudou de um apartamento grande para um menor, o cachorro sentiu diferença. Segundo ela, Timão ficou muito agitado nos primeiros dias. ''Para minimizar esta questão, ele possui acesso a todos os espaços da casa, inclusive a camas e ao sofá'', conta. Para driblar o estresse do animal, a cada quinze dias ele passa o final de semana em um hotel para cachorros, onde pode correr e brincar com outros animais. ''Eu acho que ele seria um cachorro mais estressado se a gente não tomasse este tipo de cuidado.''
A higiene da casa é feita com atenção, mas a questão é contornada com facilidade, já que o animal só faz as suas necessidades na rua. No prédio de Sandra, nem todos os moradores aceitam de forma tranquila a permanência de Timão. ''Quando eu mudei ainda não havia um estatuto proibindo animais de grande porte. Alguns moradores chegaram a reclamar para o síndico do Timão, mas ele não late, nunca avançou em ninguém e eu só ando com ele nas áreas comuns do prédio para ir até a rua'', explica. Ela acrescenta que evita entrar no elevador quando há outros moradores dentro. (M.A.)

Imagem ilustrativa da imagem 'Timão' sempre viveu em apartamento
| Foto: Ricardo Chicarelli
A cada quinze dias Timão passa um final de semana em um hotel para cachorros para interagir com outros animais
Imagem ilustrativa da imagem 'Timão' sempre viveu em apartamento