Adepta da adrenalina, Mara Tkotz incentiva e dá liberdade de escolha aos três filhos, mas antes de cada salto de paraquedas vêm sempre as recomendações. ''A gente viaja todo fim de semana, vai sempre ao mesmo lugar, mas ela sempre fala para tomar cuidado'', conta Renata.
Ronaldo, o mais velho, começou a saltar de paraquedas com 15 anos de idade e levou os outros dois irmãos para o esporte. Renata deu seu primeiro salto duplo com 9 anos, e Guilherme começou a praticar aos 18. A família já tem tradição no ar: o pai, Ronald Tkotz, é piloto. Hoje, sempre que dá, os irmãos viajam juntos para outras cidades para saltar, e uma vez por mês praticam o paraquedismo em Londrina.
Como todo esporte radical envolve riscos, um acidente durante o salto de Ronaldo já deu susto em todo mundo. ''Eu pratico a modalidade de pouso, e atinjo uma velocidade muito grande próximo do solo. Um dia errei a altura e cheguei ao chão antes do que deveria'', conta.
Mas para entender o que atrai tanto os filhos no paraquedismo, Mara até experimentou a sensação de fazer um salto duplo duas vezes. ''Realmente é bárbaro. Dá para entender porque eles gostam tanto. Tem risco? Tudo tem. Mas temos que aprender a lidar com os riscos da vida.''(M.F.C.)