Seja na hora de renovar o visual da casa ou escritório ou para pintar paredes novas, quem nunca se sentiu perdido entre tantas opções de produtos? Acrílico, esmalte, fosco, acetinado, semibrilho, lavável, antimofo... Mas com um pouco de atenção é possível escolher a melhor opção para cada ambiente.

Mateo Lazzarin, gerente técnico da AkzoNobel Tintas Decorativas explica que há diferentes produtos, criados para atender demandas e gostos diferenciados. "Quando falamos em escolher o mais adequado temos a parte técnica e a parte do gosto pessoal. Além do mais, paredes mais ou menos acabadas também interferem na escolha", afirma.

Basicamente, quando se pensa em tinta há diferentes tipos, para diferentes superfícies. A látex é indicada para a alvenaria, enquanto o esmalte é para madeira ou metal e a epóxi para azulejos. Dentro de cada um desses tipos, há diferentes acabamentos.

"O acabamento, fundamental para ter o resultado desejado, refere-se ao nível de brilho, uniformidade da superfície e também ao toque da pintura. Estes aspectos interferem em diferentes fatores como a percepção final da cor aplicada, a durabilidade da tinta e a lavabilidade da superfície. Quanto maior for o nível de brilho do produto, com mais intensidade será percebida a cor aplicada. Além disso, quanto mais brilhante for o acabamento, será mais fácil de limpar e terá mais resistência", aponta Juliana Hosken, gerente sênior de produto e inovação da Suvinil.

Para quem se preocupa com a cor, ela lembra que a mesma cor de tinta pode ser fabricada em diferentes versões de produtos e pode ter mais ou menos brilho. Assim é possível adequar a tonalidade e acabamento escolhidos a cada necessidade.

Na hora da escolha do acabamento entre fosco ou com brilho, além do gosto pessoal, também é recomendável observar as condições da parede. "Quanto mais bem acabada a parede, mais é indicada para os acabamentos que têm brilho. Por causa da reflexão da luz, as tintas semibrilho e alto brilho são as que mostram mais defeitos. E também mostra mais reflexão de luz, o que desagrada algumas pessoas", conta Lazzarin. Juliana completa: "Quanto menor o brilho, maior a capacidade de disfarçar imperfeições e irregularidades na superfície. O acabamento fosco também contribui com a iluminação difusa, tornando-a mais homogênea e agradável."

Para quem deseja uma superfície "à prova de crianças e pets", por causa da maior necessidade de limpeza, as versões laváveis são as mais indicadas. "Elas 'pegam' menos sujeira e são mais fáceis de limpar, usando detergente neutro e um pano úmido ou esponja macia. Como são formuladas para isso, têm mais resistência à abrasão, permite que tire a sujeira com mais facilidade e que se limpe de forma repetitiva. Entretanto, é importante ressaltar que qualquer limpador que tenha maior abrasividade irá estragar a tinta", explica Lazzarin.

Se a preocupação for com a saúde, os fabricantes também já oferecem tintas com proteção antimofo e também antibactéria. Algumas podem inclusive ser aplicadas sobre superfícies com bolor, sem necessidade de limpeza prévia.

SUA CASA - Renovando as superfícies
SUA CASA - Renovando as superfícies SUA CASA - Renovando as superfícies SUA CASA - Renovando as superfícies SUA CASA - Renovando as superfícies SUA CASA - Renovando as superfícies SUA CASA - Renovando as superfícies SUA CASA - Renovando as superfícies SUA CASA - Renovando as superfícies