Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Reformar para rejuvenescer
Em sintonia com os eletrodomésticos, as pastilhas metalizadas em preto e prata são destaque no espaço gourmet



Um dos mais recentes desafios para a arquiteta Tatielly Zammar, de Curitiba, foi a reforma de um apartamento de 120 metros quadrados na capital. O projeto, encomendado por um jovem casal, foi adequar o imóvel com ares mais modernos e, principalmente, integrar os ambientes, uma das exigências dos proprietários.

A arquiteta então trabalhou em um novo layout de distribuição dos espaços, aproveitando as alterações nas paredes. "A área de serviço foi transferida para o local onde era o quarto de serviço, com isso aumentamos bastante a área da cozinha e fizemos a integração da mesma com a sala, ampliando o espaço social. O lavabo social foi eliminado para ganharmos um hall de entrada", detalha Tatielly.

Com o fechamento externo com vidro da varanda, a integração à sala resultou em um amplo espaço, que se destaca pela multifuncionalidade. O living social com home theater, a sala de jantar e o espaço gourmet estão todos integrados não só pela falta de paredes, como também pela cartela de cores.

SUA CASA - Reformar para rejuvenescer
SUA CASA - Reformar para rejuvenescer SUA CASA - Reformar para rejuvenescer SUA CASA - Reformar para rejuvenescer SUA CASA - Reformar para rejuvenescer SUA CASA - Reformar para rejuvenescer SUA CASA - Reformar para rejuvenescer SUA CASA - Reformar para rejuvenescer



Além do preto e branco em referências contemporâneas que atendiam o gosto do casal, o cinza chumbo e os detalhes em azul turquesa também dão o tom na área social. O contraste fica por conta da madeira do painel da televisão, que ainda sobe para uma parte do teto. "Detalhes clássicos como o lustre de cristal fumê, o mármore branco presente no mobiliário do home theater e na bancada do bar e o papel de parede adamascado conferem personalidade ao ambiente", destaca a arquiteta.

Na cozinha, a dupla preto e branco surge no amadeirado nero e no tampo em quartzo branco, dando continuidade aos tons do living. Em sintonia com os eletrodomésticos gourmet, as pastilhas são metalizadas em preto e prata. Para os proprietários receberem com conforto e charme os convidados, "optou-se pela distribuição de áudio em todos os ambientes, com foco em um espaço social de convívio em família e para receber amigos. Como não há churrasqueira, fizemos um bar bem atrativo no living", comenta Tatielly, que assina todo o projeto de interiores do apartamento, desde a parte elétrica, gesso, revestimentos e mobiliário, feito sob medida para melhor aproveitamento do espaço.