Biscoitos Decorados
Ingredientes: 3 ovos, 500g de farinha de trigo, 300g de açúcar, 250g de margarina, 2 colheres de fermento em pó, essência de baunilha ou raspas de limão.
Preparo: misturar todos os ingredientes. Abra em superfície enfarinhada. Corte com cortadores de motivos natalinos (ou faça formas geométricas cortando a massa com uma faca ou ainda utilizando tampas e a boca de copos de circunferências variadas). Dica: antes de abrir a massa, junte castanhas do Pará ou nozes moídas, canela ou cravo em pó.
Molho: 1 clara, 1 xícara mais 1 quarto de açúcar confeiteiro, corante alimentício (opcional). Preparo: bata bem as claras. Acrescente o açúcar aos poucos até obter um glacê branco. Adicione o corante (se desejar) e passe o glacê nos biscoitos com auxílio de uma espátula ou um saco de confeitar com bico fino. Decore com confeitos coloridos. Deixe o glacê secar antes de guardar.


Pavê Panetone
Ingredientes: 1 panetone de 500g, 200g de chantili batido, 1 bandeja de morangos, meia xícara de chá de cerejas em calda, 1 xícara de leite.
Creme 1: 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado, 4 gemas peneiradas, 6 colheres de sopa de amido de milho, 1 colher de sobremesa de baunilha.
Creme 2: 200g de chocolate ao leite, 200g de chocolate meio amargo, 1 caixa de creme de leite.
Preparo creme 1: dissolva o amido de milho em parte do leite. Em uma panela, coloque o leite condensado, o amido dissolvido, as gemas e o restante do leite e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Retire a mistura do fogo, acrescente a baunilha e cubra com filme-plástico. Reserve.
Preparo creme 2: derreta os chocolates em banho-maria, acrescente o creme de leite, misture bem e reserve.
Montagem: em um refratário, coloque metade do creme 1, uma camada de fatias de panetone e umedeça-as com leite. Em seguida, espalhe todo o creme 2, coloque outra camada de fatias de panetone, umedeça novamente com leite e finalize com outra camada do creme 1. Decore com cerejas em calda.
(Fonte: Revista Cozinha Faça Fácil/On line Editora).


Bruschetta Doce
Ingredientes: 20 fatias de pão italiano torradas, 1 colher de sopa de Vinagre Balsâmico com Framboesa Castelo Fruttati, cream cheese a gosto, geleia de framboesa a gosto, pimenta-do-reino moída (opcional).
Preparo: em um recipiente, misture a geleia, o vinagre balsâmico e a pimenta-do-reino. Feito isso, passe o cream cheese sobre as fatias de pão e cubra com a mistura de geleia. Sirva em seguida. (Fonte:Cozinha Faça Fácil/On line Editora).


Tradição reciclada
O delicioso e tradicional panetone que se cuide. Nos últimos anos, novas versões estão surgindo com outros recheios e coberturas
Indispensável nas festas de Natal, o panetone surgiu em Milão, norte da Itália. O original pão doce natalino possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e uva-passa.
São várias as histórias que tentam explicar sua origem, mas a mais convincente está relacionada com um caso de amor.
Conta-se que no século XV, um jovem milanês, membro da família Atellini, se apaixonou pela linda filha do padeiro chamado Toni, que não aprovava o namoro. Para impressionar o pai da garota, o rapaz disfarçou-se de ajudante de padeiro e, passados alguns dias de trabalho, inventou um maravilhoso pão naturalmente fermentado e com frutas, de extrema delicadeza e sabor especial, com um aspecto totalmente diferente: a superfície foi moldada no formato de uma cúpula de igreja. Para agradar o futuro sogro, o rapaz disse que o autor da receita era Toni, pai da moça. O sucesso foi imediato, com os clientes pedindo pelo "pão do Toni", aumentando as vendas e enriquecendo a família. Nem é preciso dizer que o criativo apaixonado conquistou a garota e o pai dela.
O nome desse pão doce sofreu algumas modificações com o passar dos anos, até ser chamado de panetone.
A partir da receita tradicional surgiram novas versões como chocotone, sorvetone, colomba, e também vários tipos de recheios (inclusive salgados) e coberturas, sem falar das variações feitas a partir de suas tenras fatias, como é o caso do pudim e do biscoitinho frito de panetone.