A participação ativa e o maior interesse dos homens na fase da gravidez podem ser comprovados com a presença massiva deles nos cursos para gestantes. ''Eles têm muitas dúvidas, perguntam o que devem fazer se a bolsa romper, como devem agir quando a criança estiver chorando muito, entre muitos outros questionamentos'', conta a enfermeira obstetra Milena Torres Guilhem Lago, coordenadora do Curso de Gestantes da Unimed Londrina, realizado desde 2004.
Ela conta que o curso extensivo - que acontece em sete encontros - aborda vários temas diretamente relacionados à gestação. ''Falamos do desenvolvimento da criança, das mudanças que acontecem no corpo da mulher, sobre nutrição, aspectos psicológicos, amamentação, entre outros'', diz.
A enfermeira acrescenta que o curso conta com um módulo em que os homens participam com as esposas. ''A participação deles é grande. E tem a parte prática em que aprendem a trocar fraldas e dar banho, por exemplo. Eles se empenham para aprender'', destaca, acrescentando que a Unimed também oferece o curso intensivo, realizado em um encontro de cinco horas.
Milena percebe que a gestação acontece de forma mais tranquila quando o homem é bastante participativo. ''Apoio mútuo nesse momento é fundamental. É importante para o casal e para a criança'', observa.
Para comprovar o quanto a presença paterna é importante durante toda a vida da criança, uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos, intitulada ''A relação entre o envolvimento paterno e o desempenho acadêmico dos filhos'', aponta que quanto maior a frequência de comunicação entre pai e filho e maior o envolvimento dos pais nas atividades escolares, culturais e de lazer das crianças, melhor o desempenho acadêmico delas. (P.C.B.)


Imagem ilustrativa da imagem Quanto mais perto, melhor
| Foto: Marcos Zanutto
Curso de Gestantes da Unimed conta com um módulo em que os homens participam com as esposas