Para preparar as mães - principalmente as de primeira viagem - para a chegada do bebê, a enfermeira Milena Torres Guilhem Lago, do setor de medicina preventiva da Unimed, é a professora de um curso específico para as gestantes que são clientes da cooperativa médica. Ofertado em duas modalidades (em sete encontros mensais durante a gestação ou o intensivo de um dia), o curso ensina sobre os primeiros cuidados com o bebê e orienta sobre as mudanças causadas no corpo da mãe por causa da gravidez.
Uma das principais dúvidas é sobre amamentação. ''Orientamos a tomar sol nos seios para fortalecer a pele e evitar fissuras. Também não é recomendável passar qualquer tipo de hidradante'', ensina, lembrando que no caso das fissuras aparecerem, o ideal é consultar um profissional, como as próprias enfermeiras da Unimed. ''Não se deve passar nada sem orientação profissional ou substituir o leite materno por outro alimento.'' As alunas aprendem que não existe leite materno fraco e que o líquido contêm todos os nutrientes necessários ao bebê até o sexto mês de vida.
Outro assunto que assusta é a possibilidade da criança ter cólicas. ''Explicamos que são normais e que se trata de uma adaptação do intenstino. Ensinamos a fazer massagens e oferecer leite materno, que tem endorfina. Também pode pegar o bebê no colo à vontade'', diz. A enfermeira ensina, ainda, a fazer um banho de imersão no balde, que é relaxante e pode ajudar nos horários de maior agitação.
Trocar fraldas, cuidar do umbigo, limpar olhos e ouvidos da criança e até escolher a roupa mais adequada, de acordo com a temperatura, estão no ''currículo''. ''Quando têm acesso a informações, as mães ficam tranquilas e conseguem lidar melhor com os primeiros dias do bebê'', acredita. (C.A.)