Na opinião do diretor da unidade Fisk Londrina, Manoel Ferreira da Silva, o estudo sistemático e constante é fundamental para o aprendizado. "Mesmo que seja pouco tempo, é preciso ter uma rotina de estudos. Meia hora diariamente ou cerca de uma hora três vezes na semana são o mínimo para aprender", ensina.

Alunos que buscam aprender outro idioma por causa de vestibular, concursos, provas de mestrado ou outras semelhantes devem se dedicar ainda mais, já que muitas vezes têm pouco tempo para aprender o conteúdo exigido. "O ideal seria dedicar duas horas diárias, mas sabemos que nem todos têm essa disponibilidade. Mas sou contra estudar seguidamente por muitas horas em um dia e depois não estudar mais durante a semana. Tirando situações excepcionais, como alguém que estuda para uma prova ou viagem, ainda é melhor aprender continuamente, ao longo do ano. O que é constante se torna hábito", diz ele.

Para quem dispõe de pouco tempo, Silva afirma que é possível utilizar momentos de lazer para o estudo de outro idioma, como ler um livro ou revista. Nesse caso haverá tempo para refazer a leitura e pesquisar palavras desconhecidas. "Em um filme isso não acontece, praticamente ninguém dá pausa para ir pesquisar. Ao menos que a pessoa já tenha um ouvido mais treinado, um contato maior com o idioma, não vai entender direito o que foi falado e vai perder a história. Para os iniciantes pode ser mais difícil entender o que está sendo dito", aponta. (E.G.)