Com a proximidade do verão muitas pessoas buscam perder peso de maneira rápida e às vezes aderem a dietas radicais que prometem a perda de peso em curto espaço de tempo. O perigo destes programas alimentares é que não levam em conta os riscos que podem trazer à saúde. Por mais difícil que pareça resistir à tentação de um ''regime da moda'' às vésperas da estação mais quente do ano, a recompensa de uma escolha consciente para emagrecer é conseguir dar adeus àqueles quilinhos e aproveitar a temporada na sua melhor forma e saudável.

O ideal, segundo a nutricionista Alexandra Jannani, é que o individuo trace um plano de emagrecimento com antecedência, para que com a chegada do verão algumas metas já tenham sido atingidas. Ela explica que se a pessoa não conseguiu realizar esse projeto em longo prazo, existem algumas orientações importantes a serem consideradas sobre programas para perder peso.

''As dietas da moda são mal elaboradas e restritivas em alguns alimentos, causando deficiências nutricionais'', avisa. Em uma dieta como a da proteína, que restringe carboidratos (uma fonte de energia para o organismo), o corpo ainda precisa dessa energia e busca no músculo o que não encontra na alimentação. ''Além disso, alguns alimentos que fazem parte desse cardápio, como queijo e presunto são mais gordurosos, o que pode aumentar o colesterol'', completa Alexandra.

Na avaliação da nutricionista, o resultado de uma dieta dessas é sempre ruim com efeito ilusório, pois a pessoa perde peso por restrição calórica e não por uma reeducação alimentar. Como consequência a pessoa recupera o peso perdido em pouco tempo e, muitas vezes, ganha quilos a mais. ''É o chamado efeito 'sanfona''', alerta.

Leia a reportagem completa em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.

- Dicas preciosas para comer bem

- Ansiedade, a grande vilã