O tutor também deve se preocupar com a saúde do animal, levando-o ao veterinário. "Serão feitas as recomendações de vermífugos; vacinas e prevenção de doenças, como por exemplo leishmaniose e dirofilariose, de acordo com incidência de cada região", diz a veterinária Talita Izidório Teixeira.

A veterinária recomenda que não seja feita a vacina no dia que o animal vai para seu novo lar, uma vez que a mudança do ambiente, somada à separação dos irmãozinhos e da mãe são fatores que contribuem para a diminuição da imunidade, prejudicando o resultado esperado da vacinação, ou seja, a produção de anticorpos. "Para uma melhor eficácia vacinal, deve-se aguardar em média sete dias após a chegada do animal à sua nova moradia. A vermifugação poderá ocorrer a partir de 15 dias de vida."

Ainda no quesito segurança e saúde, é importante lembrar que cães e gatos são muito curiosos, devendo o tutor tomar vários cuidados para evitar acidentes. Talita indica atenção especial a qualquer objeto que caia no chão, evitando-se, com isso, que o animal o ingira, o que pode levar à necessidade de realizar procedimentos cirúrgicos. É importante também se atentar para o uso de venenos e produtos de limpeza, que podem intoxicar.

"Outra questão é o uso de portões adaptáveis que possibilitem delimitar o espaço que o pet terá acesso. O uso de telas nas janelas para os felinos é imprescindível, uma vez que não é raro atendermos em nossos consultórios gatos que caem da janela. É interessante que exista um local onde o animal fará suas necessidades fisiológicas e que esse local esteja distante daquele onde ele dormirá e se alimentará. Enfim, deem muito amor e carinho ao novo companheiro, lembrando-se que para o animalzinho, tudo no novo lar é novidade. Ele acabou de ser separado do seus irmãos e da sua mãe e, por isso, muitas vezes, a primeira semana é mais difícil para ele. No entanto, com um pouco de sua atenção o seu pet irá adaptar-se à nova rotina e você terá um grande amigo!", diz a Talita. (E.G)