A nutricionista Pâmela Vidotti explica que só podem ser denominados leite os alimentos derivados de mamíferos. ''Os produtos que têm como base a soja, as amêndoas, o arroz e a aveia são vegetais, por isso chamamos de extratos'', explica. Segundo ela, estas opções são indicadas para adultos e crianças que possuem intolerância à lactose ou à alguma outra substância presente no leite. No entanto, é preciso atenção. ''Apesar de serem adequados para algumas pessoas, estes extratos têm deficiência em alguns nutrientes. Não possuem, por exemplo, o cálcio que o leite de vaca possui'', salienta.
Ela destaca que quem não toma leite de vaca deve optar por outras fontes de cálcio, como as carnes e vegetais verdes escuros. Pâmela alerta, porém, que o mais interessante é fazer um acompanhamento nutricional. ''Sempre há formas de suplementar o cálcio.''
A nutricionista lembra que nas crianças o cálcio é fundamental para o crescimento e a formação óssea e para os adultos ele auxilia na prevenção de osteoporose. Conforme Pâmela, é mito a afirmação de que o extrato de soja é mais saudável que o leite de vaca. ''O extrato pode ser interessante para mulheres na menopausa, mas o leite de vaca tem muitos benefícios'', alerta. (M.A.)