Estrias
A maior novidade é o tratamento das estrias através do método "drug delivery", que facilita a penetração de medicamentos de uso tópico, cosméticos e cosmecêuticos. Esta técnica melhora muito a eficácia do tratamento porque a pele representa uma importante barreira para a permeação de ativos. Para facilitar essa permeação cutânea, vários métodos são utilizados como laser, calor, tensoativos, lipossomas ou métodos eletrotermoterapêuticos, sendo que os melhores resultados foram apresentados com o ultrassom e as ondas acústicas.

Imagem ilustrativa da imagem Mundo da estética
PreenchimentoÁcido polilático e hidroxiapatita são as promessas na área de preenchimento. Ambos induzem a formação de colágeno, promovendo rejuvenescimento gradual. O ácido polilático também pode ser usado na forma de fios, para lifting. A substância é reabsorvida após cerca de um ano.
Imagem ilustrativa da imagem Mundo da estética
FotoproteçãoNovo filtro solar lançado no congresso promete proteção mais efetiva contra radiação UVA, responsável pelo dano cumulativo da exposição diária não percebida pelas pessoas no dia a dia, como em casa, no trabalho ou no veículo. Essa radiação é responsável pelo desencadeamento do câncer da pele, fotoenvelhecimento e manchas escuras. Outra novidade apresentada no evento foi a boa cosmética dos filtros, facilitando a adesão ao uso. Os especialistas apontam que a espalhabilidade do filtro reduz a proteção e, na prática, os usuários não aplicam sobre a pele a quantidade do produto necessária para proporcionar a proteção declarada pelo rótulo, reduzindo em até 50% o Fator de Proteção Solar (FPS), sendo recomendado o uso de FPS 50+.
Imagem ilustrativa da imagem Mundo da estética
LaserPara a remoção de tatuagens, o laser em picossegundos (um trilionésimo de segundo) é a grande novidade. Enquanto os lasers tradicionais para remoção de tatuagem atuam em nanossegundos e predominantemente dependem de ação fototérmica, o laser em picossegundos atua em uma tecnologia de onda de pressão para quebrar a tinta alvo em minúsculas partículas que são mais facilmente eliminadas pelo organismo. O laser em picossegundos também pode ser usado para o rejuvenescimento. O novo método elimina o tecido danificado, promovendo produção de colágeno e elastina, enquanto a área em volta permanece inalterada. Essa técnica apresenta melhores resultados na pele morena, já que a melanina atrai o laser, sem efeitos colaterais nas peles morenas ou bronzeadas. Para quem sofre com a acne, o laser associado a partículas de ouro é mais uma opção de tratamento - que ainda não chegou ao Brasil. As partículas são colocadas sobre a pele e se depositam no folículo sebáceo. Em seguida o laser de diodo é utilizado, aquecendo o local e destruindo parcial ou totalmente as glândulas sebáceas.



Fontes: Emerson Lima, coordenador nacional da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); e Valéria Campos, assessora do Departamento de Laser da SBD