Nas últimas coleções, o conforto vem sendo palavra-chave quando o assunto são os calçados. Desde que Karl Lagerfeld colocou as modelos para desfilar de tênis combinando com as suas criações de alta costura para a Chanel, o jogo virou. O estilista voltou a reforçar a ideia em outras apresentações, assim como seus pares das grandes grifes internacionais.

Logo em seguida surgiu uma onda branca nos pés, com a alemã Adidas puxando a fila com o modelo assinado por Stan Smith. Não teve fashionista ao redor do globo que não se rendeu a um par. Versões de todos os tipos surgiram e deram um novo fôlego aos tênis brancos, dando o toque esporte (ah, que saudades das Olimpíadas) ao visual.

Ainda falando em pisadas macias, outra alemã, a Birkenstock, inaugurou no mês passado em São Paulo a primeira loja de operação própria na América (e a segunda boutique fora da Alemanha). Com 240 anos de história familiar ligada aos calçados, a empresa vendeu seu primeiro par de sandálias em 1963 e desde então se transformou em sinônimo de conforto. Além do icônico Arizona, de duas tiras, a grife soma cerca de 800 modelos.

E quem quer conforto e não abre mão do salto alto, as sandálias do verão são medalha de ouro nos dois quesitos. O salto grosso passou à frente e conquistou seu espaço nas coleções e opções altíssimas, como mostra Gisele Bündchen na recente campanha da Arezzo. Mesmo nas alturas, o salto mais grosso traz mais estabilidade na pisada.

Saltos quadrados também são ótimas apostas para estação quente, assim como as opções de desenhos mais inusitadas. Ainda para o verão, as flatforms – solado alto, mas reto – resgatadas dos anos 1990, seguem por mais uma temporada nas sandálias bem abertas e frescas.

Fotos: Nelson Almeida/France Presse, Marcelo Soubhia-Agência Fotosite/Divulgação, Olivier Classie-Agência Fotosite/Divulgação