Em sua 11 edição, a Expo Abióptica recebeu um público de mais de 25 mil visitantes, no final de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Num espaço de 20 mil metros quadrados, aproximadamente 100 expositores levaram lançamentos voltados à saúde ocular, tecnologia em lentes e armações, grifes internacionais, produtos esportivos e linhas infantis.
Segundo a organização do evento, o objetivo é estimular ainda mais um mercado que só em 2012 alcançou a casa dos R$ 19,5 bilhões de faturamento. A expectativa para este ano é um aumento de 20% em relação ao ano anterior, devido ao investimento contínuo em combate à pirataria, regulamentação do setor, adoção de normas técnicas e campanhas de conscientização quanto às questões da saúde ocular.
O momento desse segmento, segundo o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado, reflete a entrada na economia de um grande número de consumidores. ''Além de todo o potencial natural da óptica em si, o acesso ao crédito e o grande número de ofertas, além do próprio crescimento da economia nos últimos anos, possibilitaram ao consumidor investir mais em sua própria saúde ocular e, também, em produtos de maior luxo, como é o caso das armações e lentes importadas. Além disso, estamos em fase final para a adoção de normas técnicas que garantirão à indústria e ao consumidor maior segurança na hora da compra'', explica.
Oportunidade para ver e negociar o que há de mais novo neste mercado, a Abióptica possibilita que lojistas de todo País confiram as novidades que serão levadas para o público. É o local ideal para as marcas mostrarem o que há de mais novo e tecnológico neste setor.
Thiago Grava, relações públicas da marca Absurda, destaca a importância da feira e sua representatividade nos números da empresa.''Este ano nossa expectativa em relação a 2012 é de um crescimento de 20%. Em três anos de Absurda já são mais de 2.500 pontos de venda por todo Brasil. É na feira que apresentamos lançamentos que, neste ano, no nosso caso, estão focados no modelo Liberdade, que permite a troca de lentes''.
Para Tom Lyra, vice-presidente de expansão da Óticas Carol, a feira também é uma importante oportunidade de competição. ''Todos estamos debaixo do mesmo guarda-chuva. Hoje se vende serviço. As pessoas têm mais acesso à informação. Portanto, qualificação, bom atendimento e tecnologia fazem toda a diferença'', opina.
Entre os expositores tradicionais também destacam-se os novatos. Caso da Colcci, que depois de se firmar como grife de roupas, sapatos e bolsas, aposta agora na linha eyewear. A coleção pesquisada na Ásia e Europa, que tem forte DNA da marca, pôde ser vista em primeira mão no estande da grife.
''Apresentamos alguns modelos na São Paulo Week, mas é mesmo na Abióptica que é possível ver toda coleção'', diz Daniel Fonseca, gestor de marcas da Colcci.
Com 100 associados que representam 95% das empresas da área, entre as quais indústrias, importadores, exportadores, distribuidores e varejo, segundo pesquisas encomendadas pela Abióptica, este setor poderá saltar dos atuais R$ 19,5 bilhões em movimentação para R$ 39,2 bilhões em 2017.
- A repórter viajou a convite da Abióptica

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