Neste exato momento, enquanto você lê a matéria, a aposentada Maria Bernadete de Souza Cortes - a Dete -, de Maringá, está percorrendo algum trecho do Caminho de Santiago de Compostela, apreciando as maravilhosas paisagens e exercitando a sua fé. Ela embarcou no dia 25 de agosto, data em que completou 60 anos de idade. Pretende chegar em Santiago no dia 23 ou 24 de setembro. Entrou pela França e o ponto de partida foi o mais tradicional entre os mochileiros: a vila francesa Sain-Jean-Pied-du-Port.
Por e-mail, concedeu entrevista à FOLHA e contou que está realizando um grande sonho e vivendo situações únicas. ''Vim por questões espirituais e de desapego'', diz ela, que está caminhando entre 15 e 30 quilômetros por dia. ''Estou fazendo o percurso da minha forma, para atender aos meus anseios'', afirma a aposentada, destacando que a maioria das noites está dormindo em albergues municipais ou paroquiais. ''Os locais oferecem alimentação com o menu dos peregrinos que custa 10 euros, mas é possível fazer a sua própria comida. Mas não são todos os albergues que dispõem de cozinha e nem todas as cidades que oferecem lugar para compras alimentícias'', relata.
De acordo com ela, é preciso lidar com situações inesperadas e nem sempre agradáveis. ''No primeiro dia peguei uma chuva com muito vento em um trecho bem difícil. E não tinha como parar para me alimentar.'' Apesar dos percalços, Maria Bernadete está encantada com as supresas que encontra pelo trajeto. (P.C.B.)