Você cuida do seu rosto, passa filtro solar, cremes anti-idade, hidratantes e visita regularmente o dermatologista. Mas, e as suas mãos? Já parou para pensar que elas também são um cartão de visita e merecem cuidados especiais para se manter bonitas?

Geralmente se diz que as mãos entregam a idade da mulher e nem a diva pop Madonna escapou das críticas ao ter suas mãos fotografadas. Segundo a dermatologista Andrea Zanetti de Paula, de Londrina, as mãos sofrem com a ação do tempo, do sol e dos agentes químicos, como detergentes, sabão e outros.

"No dia a dia do consultório dermatológico recebemos muitos pacientes que sentem vergonha de expor as mãos seja por suas manchas, conhecidas como melanoses (causadas pela exposição ao sol e que não oferecem riscos à saúde), pela perda de volume dando realce aos tendões, vasos e ossos ou pela perda da elasticidade da pele. A dermatologia dispõe de diversos meios e tratamentos para retardar o envelhecimento cutâneo das mãos e melhorar sua aparência, mas o ideal é prevenir o envelhecimento", aponta.

Cremes hidratantes, filtro solar e creme anti-idade prescritos pelo dermatologista são importantes aliados nessa prevenção. Segundo a especialista, o filtro solar deve ser aplicado pela manhã e reaplicado sempre que lavar as mãos, principalmente se for se expor ao sol, mesmo que indiretamente, como ao dirigir ou caminhar. Para evitar o contato com os produtos químicos, a recomendação é usar luvas de borracha flaneladas internamente para evitar o contato direto com a própria borracha, que pode causar ressecamento e dermatites de contato.

E não são só as mulheres que estão se preocupando com a estética das mãos. Andrea conta que os homens também estão procurando mais o dermatologista. Embora a reabsorção de gordura seja mais lenta neles, as manchas aparecem mais, porque se expõem ao sol mais do que as mulheres.

Se as manchas já apareceram, o tratamento pode ser feito com peeling ou laser, ou ainda a combinação de ambos, conforme avaliação do dermatologista. "O tratamento será escolhido de acordo com o grau de envelhecimento das mãos, a condição financeira e a disponibilidade do paciente. São usados peelings e laser para melhora das manchas e da textura da pele. Os peelings mais utilizados são os de ácido retinoico, ácido tricloroacético e também o ácido glicólico. Para o laser pode-se usar uma tecnologia menos agressiva como a luz pulsada ou até mesmo um laser de CO2 nos envelhecimentos de grau moderado a severo, com excelentes resultados", aponta Andrea.

A luz pulsada, além de retirar as manchas, também estimula a produção de colágeno. Tanto o peeling quanto o laser exigem alguns cuidados como o uso de filtro solar e hidratantes calmantes após as aplicações e o cuidado na exposição ao sol, sendo recomendado também o uso de luvas. As aplicações de laser são doloridas e deixam a pele levemente avermelhada. Andrea alerta que os procedimentos só podem ser realizados por médicos dermatologistas devidamente credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Nos casos de perda de volume são aplicadas substâncias preenchedoras como o ácido hialurônico e a hidroxiapatia de cálcio, que irão diminuir a visibilidade das veias e tendões, devolvendo o volume perdido ao longo dos anos. As aplicações são feitas em consultório, com anestesia local ou tópica, segundo a sensibilidade do paciente. De acordo com a dermatologista, as aplicações duram em média 6 a 12 meses.

Imagem ilustrativa da imagem Mãos rejuvenescidas
Aplicação de laser é indicada para melhorar aspecto das mãos



Leia também:

- Cirurgia plástica resolve parcialmente o problema

- CUIDE BEM DELAS