Se a maternidade é uma tarefa especial, criar vários filhos é uma supertarefa. O trabalho árduo, no entanto, é compensado pelos sentimentos de amor, carinho e união. É isso o que faz com que muitas mulheres encarem a contramão dos costumes atuais para investir em grandes famílias.
A empresária Dayane Guerra, de 33 anos, tem quatro filhos. Apesar de sempre ter dito que queria três herdeiros, ela conta que a família cresceu por acaso. A gravidez da primogênita, Nicolle, de 15 anos, aconteceu quando Dayane ainda era adolescente, com 17 anos. Arthur, de 10, e Danilo, de 5, vieram de forma planejada, enquanto o caçula, Nícolas, de 4, foi um "susto", segundo Dayane. "O Danilo estava com oito meses quando engravidei novamente", lembra.
Apesar da gravidez inesperada, Dayane conta que já tinha planos de continuar aumentando a família. "Quando o Danilo nasceu, pensava em adotar mais uma criança depois de uns cinco anos. Acabou que engravidei do Nícolas e o time já ficou completo", brinca.
Com uma rotina bem regrada para dar conta de todas as atividades das crianças e de seus próprios afazeres, Dayane explica que a correria é natural e que o maior desafio de ser mãe de quatro filhos é conseguir educar corretamente. "Minha vida sempre foi corrida, por isso esse ritmo de vida não é um problema. Minha maior preocupação é com a educação deles. Tento sempre ser firme, ter a autoridade e cumprir com tudo o que falo."
A dona de casa Kelly Matozo, de 28, também mãe de quatro crianças, divide a mesma preocupação de Dayane. "Eu e meu marido queremos preservar ao máximo a inocência deles, deixá-los serem crianças. Busco sempre conversar e tentar entender o que está passando na cabecinha deles. Também não minto para os meus filhos. Tudo o que eles perguntam eu explico de acordo com a idade de cada um. Quero que eles confiem em mim", afirma a mãe de Victor Hugo, de 6, Nathaly, de 4, Miguel, de 3, e Mariana, de 1 ano e 3 meses.
No caso de Kelly, foi o desejo do marido que a incentivou a ter uma grande família. "Quando ele me pediu em namoro já avisou que queria ter três filhos e adotar outros dois", brinca. "Mas eu também sempre tive vontade e gostei de crianças. Até hoje vejo amigas grávidas e sinto saudade."
Lidar com quatro personalidades diferentes é outra tarefa que exige bastante empenho e paciência. "Cada um tem um temperamento. É preciso aprender a decifrar cada personalidade", explica Dayane. "Temos que conhecer o jeito de cada um e descobrir de que maneira ele vai te ouvir e obedecer. Se fosse uma fórmula só para todos seria mais fácil, mas a realidade não é assim", complementa Kelly.
Apesar dos desafios, ambas concordam que as alegrias superam qualquer dificuldade. "O carinho deles é tudo. São pequenas coisas que eles falam sem você estar esperando que faz tudo valer a pena. Hoje em dia é tudo na base da troca e eles fazem de coração", valoriza Dayane. "Tem gente que fala: 'coitada tem quatro filhos'. Não me acho coitada. Sou privilegiada. É muito gostoso", conta Kelly.

Continue lendo:

- Dividindo a atenção

- Cumplicidade entre irmãos

Imagem ilustrativa da imagem Mães de muitas viagens
| Foto: Fotos: Rei Santos
A empresária Dayane Guerra, de 33 anos, é mãe de Nicolle, de 15, Arthur, de 10, Danilo, de 5, e Nícolas, de 4: planejamento e susto até formar o "time completo"
Imagem ilustrativa da imagem Mães de muitas viagens
Victor Hugo, de 6 anos, Miguel, de 3, Nathaly, de 4, e Mariana, de 1 ano e 3 meses, são os quatro filhos da dona de casa Kelly Matozo, de 28: família unida