Os irmãos Tkotz, Ronaldo, 30 anos, Guilherme, 26, e Renata, 24, saltam de paraquedas. Mas a mãe, a fonoaudióloga e fotógrafa Mara Tkotz, também dá motivos para tirar o sono dos filhos: ela faz viagens ousadas de motocicleta.
Guilherme é da opinião de que os filhos da família Tkotz têm mais com o que se preocupar do que a mãe. Afinal, Mara já fez viagens longas de moto para destinos como Argentina e Uruguai. E os filhos é que ficam em casa, aguardando as notícias. ''Sempre acontece alguma coisa errada. A gente fica esperando só para saber o que aconteceu'', entrega Guilherme.
Há cerca de 30 anos, o pai, Ronald Tkotz, sofreu um grave acidente de moto e, na época, ficou proibido pela família de usar veículos de duas rodas. Depois que os filhos nasceram e Ronaldo resolveu comprar uma motocicleta, a família toda acabou cedendo e Mara tirou a carteira. ''Toda a minha vida começou aos 45, 50 anos: comecei a fotografar, andar de moto, jet ski...'', lembra Mara.
Só na última viagem, que Mara fez sem o marido, sua moto caiu umas cinco vezes por causa da bagagem solta, entrega mais uma vez Guilherme, que é engenheiro de produção. ''Mas uma viagem legal é uma viagem em que acontece alguma coisa'', minimiza a mãe.
A primeira vez que viajou, ela foi até a Serra Gaúcha. Tinha acabado de tirar a carteira de motociclista. ''Era a única com moto pequena no meio de motos grandes. Estava com uma 25 cc quando todo mundo estava com moto de 1.000, 1.100 cc'', lembra Guilherme. No entanto, nesta relação, ninguém deixa de fazer o que gosta por causa do perigo. ''Quando adotamos esta condição de vida, estamos propícios a ter acidentes. Ninguém faz um drama muito grande'', observa Mara. Mas ainda assim, as suas viagens preocupam tanto que nem sua mãe, de 84 anos, fica sabendo. ''Minha mãe viaja escondido'', revela Guilherme.


Imagem ilustrativa da imagem Mãe aventureira dá trabalho
| Foto: Olga Leiria
Mara Tkotz e os três filhos: ''Toda a minha vida começou aos 45, 50 anos: comecei a fotografar, andar de moto, jet ski...''