Após completar 10 anos de casados, a auxiliar administrativo Marta Marinéia Cúnico de Carvalho e o marido, o assistente financeiro Marcos Antônio de Carvalho, foram agraciados com uma notícia que transformou as suas vidas: o exame de gravidez deu positivo e eles seriam pais de ''primeira viagem''. A partir daí, começaram a se preparar para a chegada do novo membro da família, Luís Miguel, hoje com 25 dias.

O período da gestação e os preparativos - organização do quarto, compra dos objetos para uso do bebê e dos muitos itens do enxoval - transcorreram de forma tranquila, assim como acontece em outras famílias. Um fato, porém, tornou a gravidez de Marta um pouco diferente. Enquanto alguns homens não se envolvem muito no processo - seja por falta de tempo ou de jeito -, Marcos Antônio desde o início fez questão de participar ativamente de todos os momentos.

Esteve presente nas consultas de pré-natal, participou dos ultrassons e fez até um curso para gestantes com a esposa, onde tirou muitas dúvidas e teve aula prática para aprender a dar banho, trocar fraldas, entre outros procedimentos. E, claro, assistiu ao parto cesárea e segurou o filho nos braços poucos minutos após o seu nascimento. ''Não tenho palavras para descrever como foi este momento. Parecia que o meu coração ia sair pela boca. Foi uma mistura de felicidade e apreensão'', afirma Marcos Antônio.

Leia a reportagem completa de Paula Costa Bonini em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.

Leia Também:

Quanto mais perto, melhor

'É preciso buscar equilíbrio familiar'