De medicamentos para acne a cremes antienvelhecimento, quase todo brasileiro faz algum tratamento para a pele. Prova disso é que o País desponta como o terceiro maior mercado de cosméticos no mundo, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Segundo a dermatologista Pietra Martini, da clínica Priméra, de São Paulo, a má notícia é que o estilo de vida está acelerando o envelhecimento da pele de parte da população.
Tanto que a exposição exagerada ao sol e a rotina estressante de muitas mulheres que têm dupla jornada de trabalho - na empresa e em casa - estão fazendo muitas buscarem tratamentos estéticos mais cedo.
De acordo com a médica, o único fator inevitável do envelhecimento precoce é a herança genética. Ela destaca que pessoas de pele e olhos claros formam o grupo que mais danifica a pele quando aderem à ''cultura do bronze''.
Todos os demais fatores estão associados ao estilo de vida e podem ser evitados. O principal vilão é a falta ou uso incorreto de filtro solar nas atividades externas. Isso porque, explica a dermatologista, o protetor impede que a radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol destrua as fibras de colágeno que dão sustentação e elasticidade à pele. Para que tenha este efeito, o produto deve ser usado o ano todo, ter fator 30 ou maior, ser reaplicado a cada 4 horas e até antes em caso de mergulho no mar ou piscina. O problema, alerta Pietra, é que a maioria das pessoas usa protetor solar esporadicamente durante o verão e não o aplica conforme a recomendação.
Outros aceleradores
A especialista destaca que a hidratação é essencial para manter a pele lisa. Ela recomenda beber dois litros de água/dia, além de evitar a exposição prolongada ao ar condicionado e ao aquecedor que retiram a umidade dos ambientes.
Outro problema, destaca Pietra, é o aumento dos radicais livres que diminui a produção de colágeno e elastina. Os principais gatilhos são o estresse, o hábito de fumar, dormir pouco e a exposição à poluição das grandes cidades, que absorve o oxigênio das células da derme.
Alimentação Protetora
Além do filtro solar e dos cosméticos, a alimentação pode intensificar a proteção UV e melhorar a elasticidade da pele. Os principais alimentos que protegem da radiação UV são: tomate (contém licopeno que diminui a absorção da radiação) e chá preto (tomado diariamente reduz em 40% a propensão ao câncer de pele, segundo estudo do Centro de Câncer do Arizona, nos EUA).


Imagem ilustrativa da imagem Estilo de vida acelera envelhecimento da pele
| Foto: Shutterstock
Para fazer efeito, o protetor solar deve ser usado o ano todo, ter fator 30 ou maior e ser reaplicado a cada quatro horas