Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO PET - O melhor amigo dos bichos
| Foto: Fotos: Divulgação
Marcelo Isauk adotou nove animais de rua, sendo três cães e seis gatos, que dividem o espaço e o coração dele e da esposa Débora com um dálmata, comprado em um pet shop



Muita gente diz que gostaria de ajudar os animais abandonados mas não tem tempo ou recursos suficientes para isso. Entretanto, mesmo não sendo ligado à nenhuma ONG ou dispondo de tempo ou dinheiro é possível ajudar – e muito – cães e gatos sem um lar. Pequenas doações – mesmo que de casinhas ou potinhos usados -, dar abrigo a um animal que precisa se recuperar de cirurgias ou uma fêmea que necessita de um lugar tranquilo e seguro para ter seus filhotes são algumas das ações que você pode fazer.

Marcelo Isauk é encarregado de produção na Ford, em São Bernardo do Campo (interior de São Paulo), e juntamente com a esposa Débora Salles, coordenadora de vendas, procura ajudar os animais de diversas maneiras: bancando castrações, doando remédios e ração, resgatando e encaminhando para um novo lar, entre outras. O casal também adotou nove animais de rua, sendo três cães e seis gatos, que dividem o espaço e o coração de Marcelo e Débora com um dálmata, comprado em um pet shop.

Isauk se lembra de como cada um chegou em casa e em quais condições. De adotados em feirinhas de ONGs a resgatados na rua, eles foram castrados, vacinados e recebem toda a atenção e o amor dos tutores, que até modificaram um pouco a rotina por causa deles. O amor pelos pets também foi marcado em forma de tatuagem – são patinhas com os respectivos nomes dos "filhos" caninos e felinos, todos inspirados em artistas ou personagens de séries ou filmes: Shakira, Beyonce, Julius, Neo (cães), Naomi, Chante, Pierre, Renee, Michonne e Jolie (gatos).

Ele conta que todos os meses se reveza com a esposa para doar ração para alguma ONG diferente. "Quando vou comprar ração para os meus, sempre compro outro pacote para doar. Se estiver tendo alguma feira de adoção já entrego ali mesmo. Um dia fiz isso e a protetora me agradeceu dizendo que os animais estavam até aquele momento sem comer. Ela imediatamente abriu o pacote e deu para os cães", conta emocionado.

Todo final de ano o casal também costuma vender móveis e objetos usados em brechós e reverte o dinheiro em ração e outros produtos que são doados para as ONGs. Conhecido na empresa por ajudar os animais, Isauk arrecada junto aos amigos e colegas de trabalho potinhos, roupinhas, caminhas e casinhas usados, que são igualmente doados.

"Sempre digo que aquilo que eles não usam mais pode servir para um cão ou gato abandonado. Muitas vezes saio do trabalho com uma sacolinha com biscoitos, ração e outras coisas, é muito legal porque todos me conhecem por esse motivo. Às vezes se falar meu nome a pessoa não sabe quem é, se falar do rapaz que tem as tatuagens de patinha, a pessoa logo me identifica. Prefiro não me ligar a nenhuma ONG, pois não teria como me dedicar como deveria e dessa forma ajudo cada vez um grupo diferente."