Essencial em qualquer festa, a música é o que dá o tom da comemoração e mantém os convidados até o fim na pista de dança. Entre tantas opções, como escolher a mais adequada para cada situação?

Segundo Emilia Garcia, assessora de eventos da Focco Assessoria, a escolha vai depender do tipo de festa e também do horário. "Nos casamentos durante o dia é comum termos voz e violão, dupla sertaneja, roda de samba ou música ao vivo. Já durante a noite – o que compreende 60% das festas – os Djs correspondem a 80% das escolhas e as bandas por 20%. Nas formaturas a escolha predominante é pelas bandas, porque depois do jantar a festa vira uma balada", explica.

A assessora lembra também que o cachê do DJ costuma ser até 50% menor que o de uma banda, o que acaba definindo a escolha de alguns noivos. Enquanto a banda costuma animar a apresentação com coreografias e performances, o DJ "sente" como os convidados estão e pode mudar o ritmo conforme o público. Por outro lado, há também quem opte por mais de um tipo de profissional e até escolha artistas de renome nacional para suas festas.

"É possível contratar voz e violão para o jantar, ou um violinista e depois ter a banda ou o DJ. De qualquer maneira, é importante conhecer o perfil do músico que se deseja contratar para que não haja problemas. O assessor irá orientar nessa escolha, indicando os profissionais mais adequados aos desejos dos donos da festa", diz.

Uma das maiores dúvidas de quem contrata um DJ é sobre o repertório. De acordo com Emilia, há profissionais que conversam com os clientes, incluindo ou excluindo músicas conforme os desejos deles. Outros têm o set list fechado e não aceitam sugestões.

"Há clientes que vetam determinados ritmos, como funk, ou delimitam apenas músicas gospel, por exemplo. Sempre orientamos a mesclar o gosto musical dos noivos ou aniversariante com o dos convidados, mas há quem não abra mão e queira a seleção musical exatamente do seu jeito", afirma Emilia.

A assessora afirma também que a música, geralmente, é a parte do casamento em que o noivo mais se envolve e faz questão de estar presente durante os encontros com o músico. "Eles escolhem os equipamentos, é algo em que realmente fazem questão de participar."

Imagem ilustrativa da imagem ENTRETENIMENTO - E vai rolar a festa!
Com 20 anos de experiência como DJ profissional, Walter Manabu também foi residente em diversas casas noturnas de Londrina e região e vem se especializando na área de eventos sociais e corporativos
Imagem ilustrativa da imagem ENTRETENIMENTO - E vai rolar a festa!
A Electro Beat Orchestra se apresenta com frequência em casamentos e eventos de Londrina e região, com 20 músicos no palco. Oferece um formato de espetáculo único de áudio visual, apresentando os hits da música eletrônica, somados a mashups e versões exclusivas de clássicos do pop e do rock