Imagem ilustrativa da imagem Entre o inglês e o alemão
| Foto: Foto: Gina Mardones
"Acho que aprendendo os dois juntos acabo ganhando tempo", diz Luis Felipe Sardeto, de 12 anos, que estuda simultaneamente inglês e alemão no colégio



Aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, Luis Felipe Sardeto, de 12 anos, aprende simultaneamente inglês e alemão, devido ao currículo escolar. Ele conta que por sua mãe ser professora de alemão já tinha aprendido algumas coisas em casa, enquanto o inglês só teve contato na escola.

"Acho o inglês mais fácil porque nós ouvimos o tempo todo em músicas, filmes e seriados. Mas gosto dos dois idiomas. Às vezes na aula acabo trocando uma palavra ou outra, mas é algo normal, alguns colegas fazem isso também. Acho que aprendendo os dois juntos acabo ganhando tempo. Também quero aprender a falar italiano, espanhol e francês. Quanto a ser fácil ou difícil aprender, acho que depende bastante do professor, com alguns nós aprendemos melhor", sentencia.

Mãe de Luis Felipe, a professora e advogada Patrícia Eliana da Rosa Sardeto conta que sempre gostou de idiomas e por isso acha fundamental que os filhos aprendam outras línguas.

"Acho que ele tem mais facilidade em alemão porque conversamos sempre em casa, mas eu sentia que ficava faltando um reforço em inglês. Nesse ano o colégio passou a dividir a turma em dois níveis. Enquanto no alemão ele ficou na turma mais avançada, no inglês ele ficou na básica, mas ele se expressa muito bem também. Acho que essa divisão o favoreceu, ele aprendeu melhor", diz. (E.G)