Como você cuida do planeta? Há quem recicle embalagens, tentando reduzir a quantidade de resíduos. Há aqueles que priorizam o comércio local, incentivando a agricultura familiar. Outros não consomem nenhum produto de origem animal, preocupados com o bem-estar dos bichos.

Júlia Rosemberg, coordenadora de educação corporativa do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, explica que consumir de forma consciente visa reduzir os impactos negativos e aumentar os positivos, sempre que compramos alguma coisa. "O Akatu não diz para não consumir, porque entende que não há mundo sem consumo. Entretanto, incentiva a reflexão dos atos de consumo, que muitas vezes são automáticos", diz.

Segundo ela, muitas pessoas associam o bem-estar da compra ao ato de comprar e não ao uso que irá fazer do que foi comprado. Quando se adquire algo mais próximo do seu estilo de vida, a pessoa se sente mais confortável e ainda ajuda o planeta.

"Em geral as pessoas não se preocupam com a origem do produto, do que gastou para ser feito. Um fone de ouvido, por exemplo, não nasce em árvore. É preciso fazer a rastreabilidade do que se compra, ler os rótulos. Os hábitos de consumo influenciam as empresas. Quanto mais você pressiona a empresa para oferecer produtos sustentáveis, economicamente viáveis, mais elas vão se esforçar para isso", alerta Júlia.

Entretanto, nem sempre é fácil ter atitudes sustentáveis e conscientes. Mesmo que se queira privilegiar a compra de produtos com diferenciais, estes ainda não são acessíveis a todos - seja pelo preço ou por estarem somente nos grandes centros. Julia acredita que com o aumento do número de consumidores exigindo por esses produtos, a tendência é que o mercado se regule. "Se você puder escolher o melhor, vai ajudar como um todo. Mas estamos trocando a roda com o carro andando", pontua.

Na "Pesquisa Akatu 2012: Rumo à sociedade do bem-estar", o instituto detectou que está crescendo o número de consumidores que se preocupam em ter hábitos sustentáveis. No levantamento são feitos 13 questionamentos, como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou desligar a luz. Para ser considerado um consumidor consciente, é preciso que a pessoa tenha feito isso nos últimos seis meses. Foi levantado que 27% dos pesquisados têm buscado esse comportamento.

Também foi feito um levantamento contrapondo o caminho da sustentabilidade e o da compra, como "me deslocar pela cidade com rapidez, segurança, conforto e
flexibilidade" e "ter meu próprio carro". "O resultado mostrou que as pessoas têm optado pela sustentabilidade. Agindo dessa forma, você colabora para a melhora da qualidade de vida no planeta", diz ela.

Continue lendo:

- ‘Mudando nossa consciência, muda tudo’

- QUE TIPO DE CONSUMIDOR É VOCÊ?

- Artesanais e orgânicos

Imagem ilustrativa da imagem Eles cuidam do planeta
| Foto: Foto: Saulo Ohara
Rachel Daher tornou-se vegetariana, deixou de comprar produtos testados em animais e passou a produzir itens de higiene e limpeza sustentáveis