Imagem ilustrativa da imagem DISCIPLINA - Rotina é fundamental
| Foto: Foto: Ricardo Chicarelli
A estudante Mariana Makihara, de 12 anos: "Procuro fazer os exercícios pedidos pelo professor e também assisto a vídeos no YouTube, de canais ‘gringos’, para me familiarizar com o idioma"



Aprender um novo idioma requer disciplina e uma rotina de estudos. Muita gente acaba apenas assistindo às aulas e fazendo as tarefas de casa, porém, será que apenas essa carga horária de estudos é suficiente?

A estudante Mariana Makihara, de 12 anos, estuda inglês há pouco mais de quatro anos e conta que tenta se dedicar ao idioma todos os dias, mesmo que por pouco tempo. "Procuro fazer os exercícios pedidos pelo professor e também assisto muitos vídeos no YouTube, de canais 'gringos', para me familiarizar com o idioma, acho que ajuda a treinar o ouvido. Vejo quase todos os dias", afirma.

A adolescente também treina a leitura em materiais diferentes daqueles da escola, com livros e revistas comprados pelos pais. "É uma oportunidade de estudar mais um pouco, porque aumenta o vocabulário. Posso parar e pesquisar as palavras", diz.

Estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Mariana confessa que quando iniciou os estudos não gostava muito do idioma. O interesse foi aumentando com o passar do tempo, conforme foi aprendendo mais e o resultado já pode ser visto nas notas escolares. "Tiro notas boas", garante.

Constância
Segundo Edcleia Platz, diretora das unidades Wizard Jardim Presidente e Palhano, estudar apenas na véspera da aula irá surtir um efeito imediato, o que não é o ideal para o aprendizado.

"As aulas são divididas em duas etapas: dentro e fora de sala. Dentro da sala o aluno irá aprender a falar, a ouvir, a se comunicar com seus pares. Fora da sala é o momento de colocar em prática o que viu em aula. É o tempo para investigação e pesquisa. Por exemplo, o aluno vai ler um texto em inglês, se depara com uma palavra que não conhece e vai pesquisar. Ou ele assiste um filme ou seriado e presta atenção para saber se o que o personagem diz é o mesmo que está na legenda. Tudo isso é importante para o aprendizado", destaca.

Edcleia afirma também que cada nível de estudo pede uma carga horária diferente, mas de forma genérica, o ideal é estudar de 20 a 45 minutos diariamente. Ela aponta que, quanto maior a exposição diária, melhor. Por isso, sempre que possível o aluno deve tentar unir outras atividades diárias ao estudo do idioma. Porém, apenas ouvir uma música em inglês, sem nenhum tipo de pesquisa ou estudo, não pode ser considerado um exercício para o aprendizado. "É claro que é válido todo o contato com outra língua, mas não podemos dizer que apenas ouvir uma música trará algum efeito."

Mesmo com a falta de tempo, principalmente de adultos e jovens às vésperas do vestibular, Edcleia lembra que é importante se dedicar. "Aqui buscamos entender, no momento da matrícula, qual a rotina desse estudante, suas dificuldades, seu objetivo, para assim podermos nos adaptar. Porém, sempre é preciso lembrar de que 'há tempo para tudo'", destaca.