Nuggets nunca mais
Seguir uma dieta saudável não é nada fácil, mas se tem uma coisa que aprendi no curso de gastronomia é que é sempre melhor cozinhar o alimento em casa, de preferência usando ingredientes frescos, do que culpar a falta de tempo e comer porcaria. Nuggets, hambúrguer pronto, macarrão instantâneo e bolo de caixinha nunca mais. E para combinar ingredientes não precisa ser nenhum expert; basta pesquisar receitas e usar a imaginação: qualquer passo que você der em direção à cozinha já é uma conquista, ainda que você não saiba muito sobre nutrição.
Outro dia, testei uma receita de biscoito de fubá que vi na tevê. Pensei: "Que delícia deve ser combinar aveia e fubá e ainda aliar as propriedades do óleo de coco ao sabor adocicado do melado de cana". Não consegui me conter e num sábado de manhã, antes de sair para o plantão, juntei os ingredientes que tinha em casa e assei os biscoitinhos. Foi bom desapegar da manteiga e do açúcar.

Ingredientes coringa
No dia a dia, alguns ingredientes coringa deixam minhas preparações mais naturais, como o tomate confit - assado com azeite, alecrim, um dente de alho, sal e uma pitada de açúcar -, que combina com quase tudo, do macarrão de última hora à pizza do sábado à noite. A massa da pizza eu mesma faço, com a ajuda da máquina de pão. Preparou, comeu. Nada de conservantes. E com a máquina faço pães integrais, de banana, de milho... Para o molho da pasta de domingo, uso tomates em lata. Bato no liquidificador, acrescento meus temperos preferidos e deixo apurar por pelo menos uma hora. Uma delícia simples e muito mais saudável que o tradicional molho de caixinha.

Reaproveitando
Sempre que sobra uma fruta, aproveito para preparar uma torta doce para o café da tarde. Substituo o açúcar refinado pelo mascavo e acrescento aveia sempre que dá. É meu modo de tornar o alimento o mais funcional possível sem alterar o sabor. Costumo preparar polpas de fruta e guardá-las no congelador e também faço gelo com água e couve para deixar meus sucos e vitaminas mais "verdes". Coloco sempre uma colher de mel para tirar o amargor e bato com iogurte, leite, suco ou água, com uma colher de aveia. Às vezes a bebida é a refeição da noite.
Levar marmita para o trabalho, comer uma fruta no lanche da tarde, ter uma garrafinha na bolsa para beber bastante água, ir à feira, fugir da seção de congelados, enfim, vale tudo para ser saudável, mas fundamental mesmo é colocar a mão na massa.

Mariana Guerin é jornalista na FOLHA