Imagem ilustrativa da imagem DEDICAÇÃO - Sem perder tempo
| Foto: Foto: Shutterstock



Seja para otimizar o tempo, por necessidades escolares ou de trabalho, muitas pessoas optam por estudar mais de um idioma ao mesmo tempo. A tática, porém, às vezes se revela pouco proveitosa, na medida que, dependendo das línguas escolhidas, possa haver confusão entre elas. Aprender italiano e espanhol simultaneamente, por exemplo, pode ser não muito produtivo, já que são parecidas entre si e poderiam causar confusão.

"Aprender idiomas parecidos ao mesmo tempo pode causar certa dificuldade, porém é possível", explica Andrea Sanches Finck, coordenadora de idiomas do Colégio Mãe de Deus. De acordo com ela, aprender idiomas distintos pode ser mais fácil, como por exemplo inglês e espanhol.

No Colégio os alunos têm aulas regulares de alemão e inglês e a partir do 6º ano do Ensino Fundamental podem optar por aprender também o espanhol. Andrea conta que, quanto mais cedo se inicia esse aprendizado, melhor será, já que a criança tem mais facilidade para aprender e, devido a ainda ter o aparelho fonador mais plástico, aprende a falar sem sotaque os novos idiomas.

"As crianças muito pequenas aprendem ouvindo um novo idioma. Para elas é algo natural ouvir o português e o alemão, por exemplo. Elas não sabem como escrever, pois ainda não são alfabetizadas, mas entendem e se comunicam. Aqui a alfabetização é feita em português e somente depois o aluno aprende a escrever em alemão. Quando ele vê a palavra já sabe a pronúncia corretamente, porque sempre ouviu como era falada. Não há confusão entre os idiomas, a não ser quando a criança é muito pequena, mas depois ela aprende a separar", diz Andrea.

Para os adultos que não têm tanta facilidade quanto as crianças, a dica da professora e coordenadora é se focar no momento daquela aula, pensando no idioma que está aprendendo. E para quem se admira com pessoas que conseguem aprender vários idiomas simultaneamente, Andrea aponta que há aqueles que têm mais habilidade para esse tipo de estudo, assim como outros têm mais habilidade para aprender pintura, outros música. Aliás, uma curiosidade: pessoas com ouvido musical, isto é, facilidade para aprender a tocar instrumentos e cantar, também têm mais habilidade para aprender outros idiomas.