Quem opta por ter um cachorro de estimação sabe que o animal precisa de companhia, apesar disso a maioria dos donos trabalha e os animais acabam ficando sozinhos pelo menos durante uma parte do dia. A questão é que nem todos os animais se adaptam a esta rotina, alguns desenvolvem comportamentos destrutivos, outros uivam e há aqueles que por viverem muito sozinhos, se tornam agressivos quando encontram outros animais.
Uma saída para os donos que enfrentam este tipo de problema com seus cães de estimação seria uma espécie de creche, onde o animal possa passar o dia em um local seguro, em contato com outros animais e supervisionado por um profissional. Este tipo de serviço já existe nos grandes centros, inclusive em Londrina.
De acordo com a médica veterinária Juliana Elisa Silva, a principal queixa dos proprietários que procuram o estabelecimento é sobre a falta de sensibilidade de seus animais com outros cães. ''Por ficarem sozinhos, muitos não sabem dividir o espaço, os brinquedos e o próprio dono com outros animais'', afirma.
Os donos adeptos da ''Pet Creche'', deixam os animais no estabelecimento pela manhã e buscam no final da tarde. No local, uma recreadora desenvolve atividades com os animais e estimula uma interação saudável entre eles. ''Os cachorros, independente do tamanho, precisam de espaço. Aqui nós temos um lugar onde eles podem se divertir e brincar com outros cachorros'', destaca Juliana.
Para interagir com outros animais em um ambiente como este, algumas regras precisam ser seguidas. De acordo com Juliana, vacinas, vermífugos e produtos que previnem pulgas e carrapatos precisam estar em dia. ''Só recebemos machos castrados porque eles têm menos dificuldade para dividir o espaço e porque algumas fêmeas têm cios silenciosos'', afirma. Conforme ela, a pessoa que decide levar seu animal semanalmente para a creche precisa responder a um questionário e se comprometer a seguir as regras, já que elas são importantes para manter o local limpo e seguro para os animais.
A maioria dos animais que frequenta a creche é de pequeno porte, vivem em apartamento e ficam a maior parte do tempo sozinhos. Nem todos vão diariamente para o local, os pacotes podem ser feitos a partir de duas vezes por semana. ''No final do dia o cachorro está cansado e quando chega em casa vai direto dormir'', conta a veterinária. De acordo com Juliana, os donos são orientados sobre a importância dos passeios com seus cães. ''Nos dias em que os animais não vêm para a creche é muito importante que os proprietários os levem para caminhar. Isso deve ser feito também aos finais de semana'', ressalta. Para Juliana, os principais benefícios da ''Creche canina'' são as mudanças positivas no comportamento e a socialização adequada dos animais.


Imagem ilustrativa da imagem Creche para cachorros
| Foto: Olga Leiria
Para não ficar sozinho, Bruce vai duas vezes por semana à creche
Imagem ilustrativa da imagem Creche para cachorros
A redução do peso do pug Zoe foi o motivo que levou a médica Francesca Verona a procurar o serviço da pet creche